A importância da safra

Será que isso realmente importa, ou é mais uma das lendas que envolvem o vinho? Ou, ainda pior, será apenas frescura?

Nada disso. O vinho pode, sim, variar muito de um ano para o outro. E determinados vinhos, de determinadas regiões, variam ainda mais que outros.

Isso porque a variação de safra é a diferença no sabor de um vinho em função, principalmente, da influência do clima sobre as uvas, durante a estação de crescimento.

A seguir, alguns exemplos de ocorrências climáticas, e como elas afetam uma safra:

 A geada, quando ocorre no início da temporada, pode matar os botões de flor que crescem nas plantações, dificultando a polinização, ou seja, o transporte do pólen da parte masculina da flor, para a parte feminina. Menor taxa de polinização significa menor taxa de fertilização e, é claro, menos uvas! Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Quando há  muita umidade no início da temporada, as videiras, principalmente as mais jovens, não conseguem realizar corretamente a fotossíntese. A longa exposição ao Sol é necessária para a boa saúde das vinhas, durante o período de crescimento. Caso contrário, a colheita do ano fica claramente comprometida.

 Já no final do período de crescimento das uvas, o excesso de chuva é uma das condições climáticas mais preocupantes, pois a água em abundância deixa as uvas com menos sabor, pois diminui a concentração de compostos no bago.

Há quem afirme que as maiores variações de safra tendem a acontecer nas regiões de climas frios e com maior variação de temperatura, como o norte da Itália, França, Chile e Nova Zelândia.

Mas a verdade é que dentro de cada uma dessas regiões há diferentes condições climáticas, também. Assim, é difícil generalizar.

E é importante lembrar, também, que alguns produtores estão mais bem equipados, ou são mais experientes, para lidar com as mudanças climáticas do que outros, e podem chegar a fazer excelentes vinhos mesmo diante de condições climáticas complicadas.

Uma curiosidade: uma safra desfavorável para vinhos tintos pode, eventualmente, significar uma boa safra para os vinhos brancos, porque, no frio, os brancos desenvolvem uma acidez crocante. Assim, também existe uma variável, nessa equação, que é o comportamento de cada cepa!

Para encerrar, se quiser conhecer algumas grandes safras do século 21, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.