Mudaram as estações...

O clima tem influência direta nas escolhas que fazemos em uma refeição. Então é claro que o clima acaba impactando, também, nas escolhas que fazemos entre os diferentes tipos de vinho.

Não se trata de nenhuma regra, é claro, mas de uma tendência natural de adaptarmos nossos hábitos conforme a situação.

Sendo assim, não custa lembrar que a escolha do vinho deve obedecer, antes de mais nada, o seu gosto pessoal!

 Inverno

Intencionalmente ou não, no inverno costuma-se optar por ingredientes mais robustos, que fazem a gente se sentir mais aquecido. Por exemplo: massas mais consistentes, como lasanha, carnes que foram cozidas lentamente, sopas e caldos mais espessos, com batata, beterraba, cenoura, mandioca... 

Grandes tintos vigorosos se destacam nos dias mais frios. Não se esqueça de apreciar o inverno com encorpados elaborados à base de Shiraz, Cabernet Sauvignon e Malbec, e com vinhos de corpo médio produzidos com Zinfandel, Carmenère, Tempranillo, Sangiovese, Grenache e Merlot. Outra boa pedida é um marcante rosé espanhol.

 Primavera

A primavera traz uma abundância de excelentes produtos frescos, nutritivos e saborosos como pimentões e aspargos, que ficam excelentes quando acompanham aves e peixes, com, por exemplo, leite de coco. Ou então como alho poró, que é um ingrediente mágico para risotos ou quiches.

As bebidas que melhor acompanham essa estação são vinhos brancos refrescantes, rosés delicados e tintos leves. Não deixe a primavera passar sem harmonizá-la com Chardonnay, Sauvignon Blanc, rosé francês da Provence, e tintos à base de Merlot ou Pinot Noir.

 Verão

Essa é a estação dos sabores brilhantes e vibrantes, quando buscamos pratos mais leves, de digestão mais fácil. Saladas ganham destaque, podendo levar frutos do mar, e até mesmo frutas, como manga!

É o clima ideal para vinhos leves. Lembre-se da refrescância dos vinhos brancos, abuse da variedade de rosés e aposte também em tintos levemente gelados. Sem falar, é claro, nos espumantes e nos Vinhos Verdes portugueses. Outra boa dica, que anda muito na moda, são italianos brancos elaborados com Pinot Grigio.

 Outono

O outono enriquece e intensifica sabores, tornando-os mais terrosos. Carne vermelha com vegetais, carnes de porco, e massas com molhos não muito espessos, como um caprichado molho à bolonhesa, são opções tentadoras nesse clima.

É a época do ano em que certos vinhos realmente se destacam, como por exemplo os brancos mais encorpados. Ao escolher vinhos durante o outono, pense em Viogner, Marsanne, Verdicchio, Pinot Noir, Dolcetto, Barbera, Nebbiolo e Tempranillo.

Mas não custa lembrar que, num país imenso como o Brasil, a chegada de determinada estação impacta muito mais em determinadas regiões que em outras. Isso, sem falar em quando parece que passamos pelas 4 estações do ano, num mesmo dia!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.