As pontuações do vinho

Apreciar ou não determinado vinho depende, antes de mais nada, de gosto pessoal. Apesar disso, acompanhar as pontuações internacionais dos vinhos pode ser um bom indicativo, principalmente se a gente entender o diferente significado de cada uma.

Cada classificação tem suas particularidades, mas, via de regra, o vinho é sempre julgado pelos mesmos critérios básicos e objetivos, definidos ao longo do tempo por profissionais da degustação. Mas como também existe uma dose de subjetividade neste processo, a diferença na pontuação que o mesmo vinho recebe, em cada sistema, é na maior parte dos casos, uma questão de preferência pessoal do profissional que está provando o vinho.

Veja como interpretar os resultados que tanto influenciam as opiniões de enófilos ao redor do mundo, levando vinhos ao sucesso ou ao fracasso:

 

 Wine Spectator Magazine

Essa respeitada publicação tem um sistema com a seguinte pontuação:

95 a 100 pontos – vinhos clássicos e equilibrados.

90 a 94 pontos – vinhos “excelentes”, com minúsculas falhas percebidas somente por especialistas.

85 a 89 pontos – vinhos “muito bons”, com poucos defeitos dificilmente percebidos pelo consumidor.

80 a 84 pontos – vinhos “bons”, considerados bem feitos.

70 a 79 pontos – vinhos “médios”, que poderiam ter mais sabores, aromas ou corpo.

60 a 69 pontos – vinhos “abaixo da média", que a publicação não recomenda.

50 a 59 pontos – vinhos considerados de má qualidade.

 

 Wine Enthusiast

Essa escala varia de 80 a 100 pontos:

98 a 100 pontos – vinhos “perfeitos” e “clássicos”.

94 a 97 pontos – vinhos “perfeitos” e “excelentes”.

90 a 93 pontos – vinhos "excelentes", altamente recomendáveis.

87 a 89 pontos – vinhos "muito bons", sem falhas visíveis.

83 a 86 pontos – vinhos “bons”, ideais para o consumo diário.

80 a 82 pontos – vinhos apropriados para ambientes casuais, mas não para uma degustação formal. 

 

 Wine Advocate

A notória classificação de Robert Parker varia de 50 a 100 pontos:

96 a 100 pontos – vinhos "extraordinários" e livres de falhas.

90 a 95 pontos – vinhos "excelentes", complexos e robustos.

80 a 89 pontos – vinhos “bons”, mas nem tanto.

70 a 79 pontos – vinhos “dentro da média”, bem feitos, mas sem nada de especial.

60 a 69 pontos – vinhos “abaixo da média”, com falhas visíveis de caráter ou sabor.

50 a 59 pontos – vinhos “inaceitáveis”.

Em primeiro lugar, não parta do princípio que todo vinho bem pontuado é inacessivelmente caro, pois isso não é verdade. É possível achar vinhos conceituados a preços bem interessantes.

E, por fim: nem mesmo um vinho com 98 pontos vai agradar a todas as pessoas, assim como não é um crime ser apaixonado por um vinho mal classificado. Não se esqueça: a sua opinião é tão importante quanto qualquer classificação!

Na realidade, sua opinião é a única que de fato importa, quando a taça está em suas mãos!





Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.