O que é essa tal Denominação?

Muitos vinhos são conhecidos e reconhecidos não pelas uvas das quais são feitos, mas por nomes geográficos, como os Bordeaux franceses, os Chianti italianos, os Rioja espanhóis... Por que será que isso acontece?

Isso é possível porque cada vinho é único, fruto da interação entre a genética da planta, as técnicas de vinificação do enólogo e o terroir da região.

O conceito de terroir é a base dos sistemas que legislam sobre as denominações de origem, inclusive do sistema francês AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), que tem sido modelo para os outros países.

Os sistemas de denominação procuram criar padrões de qualidade, por meio de algumas restrições, como:

   a delimitação da área geográfica

   as cepas autorizadas

   os métodos de vinificação autorizados

   a produtividade máxima por hectare

   a graduação alcoólica

   as normas específicas de rotulagem

Assim, com denominações mais ou menos rígidas, cria-se uma identidade única para determinados vinhos. Nem todo espumante é um Champagne francês; ele pode ser uma Cava espanhola, ou um Prosecco italiano. Da mesma maneira, os vinhos fortificados não são sempre do Porto! E essa diversidade é um dos encantos do mundo do vinho!

E, para quem deduz que denominação de origem é um conceito utilizado somente em vinhos, lá vai a surpresa: na França, por exemplo, existe legislação equivalente para queijos, lentilhas, mel, nozes, e até para feno!

Mas, vamos parar por aqui, porque as denominações, que de fato nos interessam, são as do vinho...

E, se quiser alguns exemplos, conhecendo mais sobre algumas famosas denominações de origem, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.