Você sabia?

O vinho é tão importante na história da humanidade, que inúmeras são suas lendas! Muitas delas relacionadas aos gregos e romanos...

 Desconhecendo as reais causas, os gregos atribuíam as bolhas do vinho às fases da Lua, ou à influência de maus espíritos.

 Hipócrates, o pai da medicina, receitava vinho como diurético, antisséptico, para baixar febre, e para convalescência, em geral.

 Na Grécia Antiga, Platão recomendava que, quem chegasse aos 40 anos, uma expectativa de vida improvável para a época, buscasse no vinho a cura para os males intratáveis da velhice.

 Os gregos diluíam o vinho em água, mel e sal. Eles acreditavam que o vinho não diluído poderia causar cegueira, problemas de sanidade, e outras patologias.

 Os antigos romanos temperavam o vinho, adicionando, entre outras coisas, molho de peixe, alho, cebola, chumbo e absinto.

 Os romanos usavam o chumbo não só para conservar o vinho, mas também para adoçar seu sabor. O envenenamento crônico por chumbo pode ter sido uma das causas da queda do Império Romano.

 Na Grécia Antiga, o anfitrião tomava o primeiro gole de vinho, de maneira a provar para seus convidados que a bebida não estava envenenada.

 A mitologia grega conta que Dionísio criou o costume do brinde como forma de agradar à audição, numa festa para a qual convidou todos os sentidos humanos. Para ler mais, clique aqui.

 Enquanto os gregos comercializavam o vinho em troca de metais preciosos, na Roma Antiga a bebida servia como moeda de troca no mercado de escravos.

 A mulheres eram proibidas de beber vinho, na Roma Antiga. Corriam o risco de serem mortas pelo marido, se flagradas.

 Com o declínio da Grécia, e a expansão do Império Romano, os deuses gregos foram incorporados na cultura e na mitologia romana. Assim, Dionísio deu lugar a Baco como o deus do vinho.

E, para ler outras curiosidades sobre o mundo dos vinhos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.