O vinho da panela

Você descobre uma receita sensacional, que leva vinho, entre os ingredientes. Na prateleira do supermercado, vem aquela dúvida: qual vinho levar?

Nessa hora, um pensamento insiste em nos atormentar: “mas é só para cozinhar...” Aí, é importante lembrar que o vai para a panela é o que vai, também, para o prato.

Você escolheu a cebola machucada, ou aquela que estava bonita? Você vai usar óleo de milho para refogá-la ou azeite de oliva? Então, vamos pensar, também, no vinho...

Um vinho que você consideraria desagradável para beber, também será desagradável como ingrediente.

Se o papel do vinho na receita, por exemplo, é contrabalancear os componentes gordurosos daquele prato, um vinho pobre em acidez simplesmente não vai cumprir o seu papel, na panela.

Outro exemplo: se o vinho estiver ali somente para marinar algum ingrediente, sem ser usado no cozimento, o resultado será melhor se o vinho for notadamente aromático.

Então, um vinho pobre, ou desequilibrado, tornará seu prato, também desequilibrado.

Por outro lado, não faz o menor sentido utilizar, na culinária, aquela preciosidade que você guarda para os melhores momentos da vida, ou para os melhores amigos. Seria, sem sombra de dúvida, um desperdício inútil cozinhar com um vinho caríssimo. Até porque, vale frisar, o cozimento altera o vinho, principalmente se a exposição dele às altas temperaturas for prolongada.

Então, use seu bom senso. Não estrague aquele risoto, feito com tanta dedicação, para economizar no vinho. Mas o vinho da Ilha da Madeira, utilizado no molho do seu filé, não precisa ser mais velho que o seu convidado! 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.