Quem reservou o quê?

Você sabe a diferença entre Gran Reserva, Reserva e Reservado, nos rótulos de vinho?

A primeira coisa a fazer, para entender esses termos, é ver a origem do vinho, pois o significado vai depender da legislação local.

Na Espanha, um vinho tinto submetido à legislação da denominação de origem de Rioja, por exemplo, só pode ser rotulado como Reserva se for envelhecido por pelo menos 3 anos, com um mínimo de 12 meses em carvalho. Para um tinto Gran Reserva, nesse caso, são 5 anos de envelhecimento, com pelo menos 24 meses em barris de carvalho.

Já na Itália, para que um Barolo seja considerado e rotulado como Riserva, são necessários, no mínimo, cinco anos de envelhecimento total, três desses, em carvalho. Quer ler mais sobre Barolo? Clique aqui.

Decifrar com exatidão esses rótulos pode ser complexo e detalhado, variando de denominação para denominação, mas não é difícil de entender o princípio, pelo contrário.

Mas e quando esses termos são adotados nos lugares onde não há legislação específica, que regule a sua utilização no rótulo dos vinhos? É o que acontece, por exemplo, no Chile, na Argentina, e no Brasil.

Aí, o significado depende de como cada vinícola segmenta o portfólio dos vinhos que produz. Mas a lógica continua fácil, porque é baseada na diferenciação...

Nesses casos, Reserva de Família, ou Reserva Especial, é uma produção distinta ou premium, dentro da vinícola, de vinhos que o produtor qualifica como sendo superiores, seguidos pelo Gran Reserva, e depois pelo Reserva.

E Reservado? O que o rótulo está querendo dizer com esse termo? Via de regra, o termo Reservado é reservado (trocadilho inevitável) para vinhos mais simples, e mais acessíveis. “Reservado” refere-se a um vinho que o produtor indica como sendo de boa qualidade, mas que ele produz e comercializa a um preço mais baixo.

Quer uma dica para uma experiência de degustação diferente? Escolha uma variedade de uva. Cabernet Sauvignon, por exemplo. Experimente os diferentes rótulos de uma mesma vinícola: um Reservado, um Reserva, um Gran Reserva, um Reserva de Família...

Compare os diferentes aromas. Compare os diferentes sabores. Veja se percebe a diferença de complexidade, e de persistência. Você vai, no mínimo, se divertir.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.