Coisa de francês ou americano?

Qual o povo que mais bebe vinho, no planeta?

O país com o maior consumo per capita, no mundo, é o Vaticano. Mas essa informação parece até brincadeira, e chega a ser irrelevante. Isso porque o Vaticano é a menor entidade territorial autônoma, do mundo. São apenas 800 habitantes. Mesmo que consumam (segundo o Wine Institute) impressionantes 56 litros de vinho per capita, por ano, isso totaliza apenas 45 mil litros de vinho, no país. Vamos lembrar: são apenas 800 residentes.

Então, e em relação ao volume total de vinho? Qual o país que mais consome vinho, no mundo?

Se a sua resposta foi a França, você errou. Vamos ver, a seguir, o que diz a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), sobre o assunto.

Segundo a OIV, os Estados Unidos são os maiores consumidores de vinho do mundo, desde 2011. Os americanos degustam cerca de 13% do total de vinhos bebido em todo o mundo. Os franceses, em segundo lugar, bebem um pouco mais de 11% de todo o vinho.

Vale ressaltar que os Estados Unidos assistem a um período de constante e consistente crescimento no consumo de vinho. Ano apó ano cresce a demanda de vinho, naquele país.

Por sua vez, alguns países europeus, com maior tradição na produção e no consumo de vinho, viram uma redução na demanda nos últimos anos, que pode ser atribuída a uma eventual mudança de hábito entre gerações, e, acima disso, à ainda recente crise financeira. Mas felizmente já e possível enxergar um cenário melhor nesses países, ao anlisarmos o consumo de vinho de 2015 para cá.

Mas voltemos. Depois dos Estados Unidos (13%) e da França (11%), a Itália e a Alemanha são os maiores consumidores de vinho do mundo, onde são bebidos 9% e 8% do total, respectivamente.

O quinto país, nesse ranking, é a China. Um pouco mais de 7% de todo o vinho do mundo é bebido pelos chineses.

Mas se você ficou surpreso com isso, saiba que os especialistas têm acompanhado, de perto, os movimentos da China no mercado do vinho. Tanto que economistas da Morgan Stanley haviam previsto que a China se tornaria o maior consumidor mundial de vinho, em 2016. É verdade que isso não aconteceu, mas era o que se esperava, devido ao rápido crescimento que ocorreu no início dos anos 2000.

Bom, mas vamos dar “números aos bois”?

O consumo total de vinho, no mundo, é de grandes proporções. Segundo a OIV, são aproximadamente 24,2 bilhões de litros/ano, o que corresponde a cerca de 32 bilhões de garrafas!

É, de qualquer forma, muito vinho! Que bom, para a gente!

Para encerrar: Se retomarmos aquele conceito do consumo per capita, percebemos que, na média, um francês bebe bem mais vinho que o um americano, já que a França tem menos de 70 milhões de habitantes, e nos Estados Unidos vivem mais de 300 milhões de pessoas!

Ou seja, difícil responder a essa questão: Vinho é coisa de francês, ou de americano? A gente acha que é dos dois.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.