Dos suaves aos secos...

Não se tratam somente das características organolépticas, ou seja, sensoriais. Para que os vinhos sejam rotulados como suave, demi-sec ou seco, existem critérios estabelecidos por lei. Então, vamos conhecê-los!

Em fevereiro de 2014 foi anunciado e publicado um decreto que regulamenta a Lei do Vinho. Essa era um antigo pleito do setor, para detalhar a lei de 1988, atualizada em 2004. O maior objetivo foi buscar a harmonização da legislação brasileira ao Regulamento Vitivinícola do Mercosul.

Entre outras coisas, ficaram estabelecidos os seguintes critérios para a classificação dos vinhos finos:

 Seco: quando contiver menos de 4 gramas de açúcar residual (que não fermentou) por litro de vinho.

 Semisseco, ou demi-sec: quando contiver entre 4 e 25 gramas de açúcar/litro.

 Suave, ou doce: aquele que contém entre 25 e 80 gramas de açúcar por litro.

Essa é uma classificação específica para vinhos finos, aqueles produzidos com variedades de uva da espécie Vitis vinífera. Se quiser ler a diferença entre os vinhos finos, e os vinhos de mesa, clique aqui.

E quando o vinho for um espumante?

 Nature: até 3 gramas de açúcar por litro.

 Extra-brut: de 3 a 8 gramas de açúcar/litro.

 Brut: de 8 a 15 gramas de açúcar/litro.

 Sec, ou seco: de 15 a 20 g de açúcar por litro.

 Demi-sec, meiosseco ou meio-doce: de 20 a 60 g de açúcar/l.

 Doce: o que contiver mais de 60 gramas de açúcar por litro.

Já para os vinhos licorosos, a classificação é mais simples:

 Seco: o que contiver até 20 gramas de açúcar por litro.

 Doce: o que contiver mais de 20 gramas de açúcar/l.

Assim, de olho nos rótulos e contrarrótulos, podemos escolher aqueles vinhos que mais agradam ao nosso paladar.

Além disso, são obrigatórias, segundo a legislação, outras informações importantes para o consumidor, como o conteúdo (mililitros), a graduação alcoólica, frase de advertência quando ao consumo de álcool...

Que tal, na próxima compra, dar uma olhada mais detalhada no rótulo do seu vinho? Certamente você vai descobrir várias informações interessantes...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.