Tamanho das garrafas

Vamos falar dos diferentes tamanhos das garrafas de vinho? Afinal, tamanho é documento?

O tamanho mais comum, para garrafas de vinho, é o de 750 ml (mililitros), ou seja, 75% de 1 litro. Dependendo do país de origem do vinho, esse volume pode vir rotulado em outra unidade, como 25 oz (onças líquidas ou fluidas) ou 75 cl (centilitros).

Mas a precisão do tamanho da garrafa é relativamente recente, consequência da industrialização do processo, que tomou lugar da produção artesanal, realizada pelo método de sopro do vidro.

Da mesma maneira, é recente a padronização nesse tamanho de 750 ml, que começou a ser promovida pela União Europeia, na década de 1970, sendo seguida por países de outras regiões produtoras.

A padronização é, acima de tudo, uma questão de conveniência comercial. Mesmo assim, encontramos, sim, outros tamanhos. Vamos, então, decifrá-los...

 ¼ de garrafa, ou 187 ml

Tamanho tipicamente utilizado como uma porção, ou dose, individual, principalmente em vinhos espumantes. 

 ½ garrafa, ou 375 ml

Uma garrafa ideal para servir somente 2 taças de vinho, sem sobras.

 ½ litro, ou 500 ml

Uma opção bastante utilizada, atualmente, para vinhos de sobremesa.

 750 ml, a mais comum de todas!!!!

Sim, essa a gente já conhece...

 Magnum, a garrafa de 1,5 litro

Equivale a duas garrafas “normais”... O que significa diversão em dobro!

 Double Magnun, 3 litros de vinho

O dobro do dobro. Assim fica fácil.

 Jeroboam, em 2 tamanhos diferentes

Essa garrafa, nos vinhos espumantes de Champagne, corresponde a uma capacidade de 3 litros. Em vinhos tranquilos, de Bordeaux, a Jeroboam é uma garrafa de 4,5 litros. Curiosidade: Jeroboão foi rei de Israel.

 Rehoboam, com 4,5 litros de bolhas

Um nome utilizado praticamente só em Champagne, para as garrafas com capacidade de 4,5 litros. Outra curiosidade: Roboão ou Reoboão, filho de Salomão, foi rei de Judá.

 Imperial, 6 litros em uma única garrafa

Uma garrafa com padrão típico de Bordeaux, utilizada para vinhos tranquilos.

 Methuselah, 6 litros de muita comemoração

Uma garrafa que costuma ser usada em Champagne. Methuselah, ou Matusalém é aquele cuja vida teria durado 696 anos, segundo a Bíblia.

 Salmanazar, 9 litros de uma vez

Isso significa equivaler a 12 garrafas normais, ou seja, a uma caixa inteira de vinho! Quem foi Salmanazar? Um rei assírio. Na realidade, parece que 5 diferentes monarcas assírios levaram este nome.

 Balthazar, 12 litros!

Correspondendo a 16 garrafas normais, essa garrafa leva o nome de um dos 3 reis magos que, segundo a Bíblia, presentearam o menino Jesus no nascimento.

 Nabuchodonosor, 15 litros!!!

Ou seja, 20 garrafas de tamanho padrão. Nabucodonosor foi o nome de dois reis da Babilônia, sendo Nabucodonosor II o mais famoso deles, mencionado na Bíblia.

E não para por aí, não. Segundo o Guinness World Records, a maior garrafa de vinho já vista, com capacidade para mais de 3.000 litros, tinha mais de 4 metros de altura...

Mas você reparou que a maioria dos tamanhos é apenas um múltiplo do tamanho padrão? Então, porque a garrafa de 1,5 litros custa mais que o dobro da de 750 ml? Para ler a resposta dessa questão, entre outras, clique aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.