Uma bebida descolada!

O vinho, mesmo sendo tão antigo e tão tradicional, talvez seja a bebida mais conectada com as questões dos tempos atuais, e das novas gerações.

Para quem duvida, olha só...

 O vinho é uma manifestação da natureza, um produto mais natural do que industrializado, pois é feito essencialmente de uvas que fermentam, convertendo o açúcar em álcool. Aliás, costuma-se dizer que quanto menor a interferência humana nesse processo, melhor o vinho.

 A produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos vem crescendo, para atender a uma parcela do mercado altamente exigente, e que também cresce a cada dia.

 As questões ambientais são fundamentais para quem vive do cultivo das uvas. O viticultor é, por princípio, um ambientalista, altamente comprometido com a natureza.

 Só é possível produzir vinho por meio de um trabalho em grupo muito bem planejado e orquestrado, que envolve enólogo, viticultor, colhedor, tanoeiro... Se quiser ler mais sobre os profissionais em torno do vinho, clique aqui.

 Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais em busca de experiências prazerosas, a degustação do vinho envolve todos os sentidos humanos: ouvimos seu som ao brindar as taças, somos seduzidos por sua aparência, sentimos seu aroma, e na boca percebemos sua textura e seu sabor.

 O vinho não conhece o conceito de verdade absoluta. Não existe o vinho certo, ou o errado. Existem, sim, vinhos diferentes para diferentes paladares e diferentes ocasiões. E cada um pode fazer suas próprias escolhas.

 Aliás, assim como a sociedade na qual vivemos, o mundo do vinho é absolutamente feito de diversidade. Diversidade de países produtores, de regiões, de uvas, de estilos... Apenas no quesito uvas, são mais de 10.000 variedades viníferas, no mundo! Conheça algumas delas, clicando aqui.

Veja só que paradoxo: nenhuma outra bebida fala tanto com os tempos atuais quanto o vinho, cuja origem remonta a milênios atrás...

Existe bebida mais moderna, ou melhor, mais contemporânea que essa? Existe bebida mais descolada que essa?

Para encerrar, que tal ler sobre algumas medidas que vêm sendo tomadas, pela indústria do vinho, para diminuir o impacto do descarte de seus resíduos, sobre o meio ambiente? Para ler, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.