A redenção das bolhas tintas

O vinho tinto espumante já sofreu bastante. Foi mal produzido e mal consumido. Mas sua sorte mudou!

Na realidade, esse é um vinho que combina duas das características mais apreciadas, pelos enófilos: a cor tinta, e a efervescência!

E, num primeiro momento, espumante tinto leva a gente a pensar em Lambruscos...

Vale lembrar que o nível de doçura dos vinhos espumantes italianos varia entre secco, semisecco, amabile e dolce. Assim, de olho no rótulo, cada Lambrusco tem, sim, seu lugar à mesa. Os mais doces são boas opções para a hora da sobremesa, já as versões mais secas, podem perfeitamente acompanhar refeições leves, com elegância.

Vale uma outra ressalva, aqui. Tecnicamente, Lambrusco não é exatamente um espumante, mas, sim, um vinho frisante. Se quiser ler a diferença entre eles, clique aqui.

Mas nem só de Lambrusco vive o mundo das bolhas tintas, não...

A própria Itália produz alguns outros ótimos exemplares de espumantes tintos, em denominações de origem como Brachetto d’Acqui, Freisa di Chieri ou Sangue di Giuda.

E, se você ainda não teve a oportunidade de experimentar um espumante tinto, australiano, produzido com a uva Shiraz, você não sabe o que está perdendo. Na realidade, os australianos produzem espumantes tintos também com a Cabernet Sauvignon, e até mesmo com a Pinot Noir, mas são os exemplares à base de Shiraz que ganharam notoriedade, de uns tempos para cá.

Para servi-los, eles devem estar gelados, a aproximadamente 9°C.

Para harmonizá-los, pizzas são sempre uma excelente ideia.

Que tal surpreender amigos, com um brinde de bolhas tintas?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.