Para ficar atraente, vinho!

O consumo moderado de vinho faz bem à saúde. Muitas pesquisas endossam isso. Mas uma pesquisa, muito curiosa, diz que o vinho nos deixa, além de mais saudáveis, também mais atraentes! Será?

O estudo, que pode até parecer brincadeira mas é coisa séria, foi publicado no jornal Alcohol and Alcoholism, da Universidade de Oxford.

Participaram da pesquisa 20 homens e 20 mulheres, com idade entre 18 e 30 anos, em boa saúde física e psíquica. Eles foram fotografados frontalmente, a uma distância de 1,5 metro, sempre nas mesmas condições de luz, resolução... Cada indivíduo foi fotografado 3 vezes: antes de consumir álcool, depois de consumir 0,4 g de álcool para cada kg de massa corpórea, e depois de consumir mais 0,4 g de álcool por kg.

Essas fotografias foram submetidas, então, à avaliação, e constatou-se ligeira preferência pelos rostos fotografados após a ingestão de uma baixa dose de álcool, em relação aos rostos sóbrios, assim como ligeira preferência pelos rostos sóbrios, quando comparados aos rostos fotografados após a ingestão de uma dose maior de álcool.

Segundo os pesquisadores, o consumo de uma baixa dose de álcool, equivalente a 250 ml de vinho com 14% de teor alcoólico, para um indivíduo de 70 kg, torna o rosto da pessoa mais atraente do que quando sóbria, sendo que o mesmo efeito não foi observado em rostos de indivíduos que consumiram o dobro desta quantidade.

E por que isso aconteceria?

Embora os pesquisadores reconheçam que essa resposta é desconhecida, eles apresentam algumas possibilidades.

Uma das explicações possíveis, segundo os cientistas, é que a vasodilatação causada pelo consumo de álcool em pequenas quantidades, aumenta a coloração da pele do rosto, deixando-o com uma aparência mais saudável e mais atraente.

Outra possibilidade é que baixas doses de álcool tendem a melhorar o humor e relaxar nosso tônus muscular, proporcionando pequenos e sutis sorrisos em nossa expressão facial.

Mas os cientistas, mesmos, afirmam que essas explicações são especulativas, e que seriam necessários outros estudos para analisá-las.

Falando em outros estudos, se quiser ler sobre a relação entre o consumo de álcool e a saúde sexual, clique aqui. Ou então, para ler sobre o impacto do consumo de vinho na felicidade conjugal, clique aqui.

E, para concluir, é interessante observar que, mais uma vez, o segredo está na moderação. O impacto da ingestão de álcool, deixando o rosto dos pesquisados mais atraentes, aconteceu somente em uma janela relativamente estreita de consumo.

Então, um viva à moderação!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.