Vinho mais barato que água

Já ouvimos, algumas vezes, que beber vinho na França, é mais barato que beber refrigerante. É claro que depende do vinho.

E já ouvimos, também, que a água é o bem mais precioso do nosso planeta.

Juntando tudo isso, dá para imaginar que o vinho seja, um dia, mais barato que a água?

Dá, sim. Pelo menos, na Austrália.

Uma série de fatores criaram uma conjuntura, na Austrália, na qual o preço do vinho praticado no mercado interno caiu.

Os preços do vinho caíram na Austrália, devido a uma menor demanda internacional, causada pela força do dólar australiano em relação ao dólar norte-americano. Isso levou a um excesso de oferta no mercado doméstico, à maior concorrência entre os produtores, e à queda de preços.

Para piorar, segundo a opinião de alguns especialistas, o mercado australiano de varejo é muito concentrado em apenas duas grandes redes, que concentram mais de 70% das vendas de vinhos no país. Essas redes acabam tendo tanto poder de barganha junto aos seus fornecedores, que colaboram para jogar os preços mais para baixo, também.

Para finalizar, quanto mais baixo o preço do vinho, segundo o sistema tributário australiano, mais baixa a alíquota de imposto a ser aplicada.

O fato é que, recentemente, a BBC divulgou que é fácil encontrar, hoje em dia, nas prateleiras australianas, vinhos mais baratos do que água.

O exemplo dado, na ocasião, foi uma garrafa de uma marca de vinho tinto, pouco conhecida no país, por apenas um dólar australiano, comparada a uma garrafa de água de 350 ml, vendida a 2,50 dólares australianos. Mais que o dobro.

O que parece ser uma excelente notícia, pode ser, na realidade, um grande problema. Essa, provavelmente, não é uma situação sustentável, no longo prazo, para os produtores.

Pagar barato por um bom vinho é, sem dúvida, muito bom. Mas, se o preço não for minimamente justo, não há produtor que sobreviva. Nem aqui, nem na Austrália.

Bom, e já que o assunto aqui também era água, que tal ler sobre a importância de consumi-la, junto com o vinho? Para ler, clique aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.