Bag-in-Box, afinal o que é isso?

Essa é uma alternativa mais econômica, não só pelo custo da matéria-prima, em si, mas também pelo custo da logística. Além disso, é uma embalagem com menor impacto sobre o meio ambiente. Vamos pensar sobre o assunto?

 O que é Bag-in-Box?

Traduzindo, é um saco em uma caixa. Explicando, é uma embalagem na qual o líquido fica em um saco de material plástico, dentro de uma caixa acartonada, e é servido diretamente na taça, por meio de uma torneira. Os formatos mais comuns, de Bag-in-Box, são os de 3 e 5 litros de capacidade.

 Quais as vantagens dessa embalagem?

Além do preço, é claro, a grande vantagem desta embalagem é que o vinho está fechado a vácuo, num saco que encolhe conforme o líquido vai sendo retirado pela torneira. Sem o contato do ar, o vinho fica conservado para ser consumido aos poucos, por um período de aproximadamente 6 semanas, depois de aberto.

Do ponto de vista ambiental, também é uma solução interessante. Além de ser totalmente reciclável, é uma embalagem que requer menos energia para ser produzida, e é mais leve de ser transportada. Portanto, com menor pegada de carbono.

 Afinal, vinho em Bag-in-Box é bom?

Isso depende, assim como já acontece com o vinho engarrafado. Na teoria, pode ser tão bom quanto o vinho na garrafa. Algumas vinícolas, entretanto, segmentam seus produtos, utilizando Bag-in-Box somente em vinhos mais populares. Dependerá, na realidade, da estratégia de cada produtor.

Vale a ressalva de que essa não é uma embalagem considerada apropriada para vinhos destinados ao envelhecimento, mas sim, somente, para vinhos prontos para serem degustados. Isso devido à micro-oxigenação à qual o vinho está submetido, através do plástico e do cartão, que não são tão herméticos quanto o vidro. Algumas embalagens, inclusive, trazem uma sinalização de validade, indicando que é melhor consumir o produto em um determinado período.

Mas, para aqueles com mais desconfiança, uma outra observação: o saco do Bag-in-Box é produzido, em geral, com polietileno, um dos plásticos mais seguros para a conservação de alimentos e bebidas, que não afeta o sabor nem a qualidade do vinho.

Claro que Bag-in-Box não veio para substituir todas as garrafas. Mas pode ser uma boa solução para situações mais informais. Por que não?

E, já que o assunto é quebra de paradigmas, o que você acha de vinho em lata? Para ler sobre isso, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.