Fato ou boato?

Que tal esclarecermos alguns pontos? Afinal, isso é fato ou boato?

 Vinho sem álcool é a mesma coisa que suco de uva?

Boato, puro boato. São bebidas distintas. No suco, as uvas são cozidas, com ou sem açúcar. Já os vinhos sem álcool são produzidos por meio da fermentação natural da fruta, sem adição de água ou de açúcar, da mesma maneira que os vinhos normais. Depois da fermentação, que transforma o açúcar em álcool, o vinho passa por um processo de desalcoolização. Vale lembrar que o vinho possui uma centena de compostos que só lhe são conferidos após a fermentação. Por isso, acredita-se que o vinho sem álcool tenha mais propriedades benéficas à saúde que o suco de uva. Mas é uma questão polêmica, e sobre a qual você pode ler mais, clicando aqui.

 Existe um vinho melhor que outro?

Fato na teoria, algumas vezes boato na prática. Tecnicamente, existe sim um vinho melhor do que outro, porque existem características que determinam a qualidade de um vinho, como equilíbrio da sua composição química, por exemplo. Mas, na prática, o que interessa, de verdade, é a gente gostar ou não do vinho. Um vinho tecnicamente perfeito pode ser preterido, no lugar de um vinho que agrade mais ao paladar de quem vai degustá-lo, por que não?

 A safra realmente faz diferença?

Fato, mesmo que insistam que é boato... A influência das condições climáticas sobre as uvas, durante o período de crescimento em determinado ano, pode sim, causar diferenças no sabor de um vinho. Contudo, é importante reconhecer que a tecnologia à disposição do produtor, atualmente, diminuiu muito as mudanças dramáticas de qualidade que podiam ser mais percebidas, antigamente, entre safras. De qualquer forma, rótulos realmente considerados especiais, acabam sendo produzidos somente nos anos em que as condições climáticas favorecem suas qualidades. Para ler mais sobre a importância da safra, clique aqui.

 A ingestão de álcool corta o efeito dos remédios?

Meio fato, meio boato... Na realidade, o efeito diurético causado pelo álcool faz o organismo processar e eliminar os componentes de um remédio em uma velocidade diferente da que faria, naturalmente. Assim, a duração do efeito do medicamento pode ser mais curta que o necessário. Além disso, a interação entre o consumo de álcool e alguns medicamentos pode causar danos ao estômago, como gastrite e úlcera. Então, é assim: se a bula diz não, é não. Se seu médico diz não, é não. Na dúvida, é melhor não.

E, se você gostou desse artigo, e quiser desvendar mais mitos a respeito do mundo do vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.