Pontuações e preços

Existe um mito, que diz que todo vinho bem pontuado é inacessivelmente caro, e isso não é verdade. É possível achar vinhos conceituados a preços bem interessantes. Mas, obviamente, boas pontuações têm sim, influência no preço de mercado de uma garrafa.

Liv-ex, uma empresa britânica especializada na comercialização de vinhos, analisou esse assunto.

Os especialistas compararam a diferença entre a safra mais cara e a mais barata de determinados vinhos de Bordeaux, cruzando essa informação com pontuações recebidas.

As menores variações de preço foram encontradas nos vinhos dos produtores de maior notoriedade. Ou seja, quanto maior a força da marca de um produtor, menor o impacto que seus vinhos sofrem com pontuações positivas ou negativas, dadas por críticos especializados.

Mesmo assim, é inegável que uma boa pontuação valoriza determinado vinho. O estudo em questão constatou que existe, pelo menos, 29% de variação de preço de diferentes safras de um mesmo vinho, conforme muda também sua pontuação.

Mas as maiores variações de preço foram encontradas em uma situação muito específica: quando determinada safra alcança a pontuação máxima de algum crítico. Nesse caso, o impacto é enorme, independente da força específica do rótulo ou da marca da vinícola. E o exemplo é impressionante. O mesmo vinho que, na safra de 2002 havia recebido 86 pontos, ao receber 100 pontos na safra de 2005, viu seu preço ser multiplicado por 6,5 vezes.

Isso significa que se o mesmo vinho que tivesse seu preço médio em R$ 100,00 passaria a valer (e a custar) R$ 650,00 de uma safra para outra!

Isso significa que obter bons pontos pelos olhos de um profissional especializado em crítica de vinhos, deixa, sim, qualquer vinho mais valorizado.

Mas, em contrapartida, isso não significa unanimidade. Um vinho com alta pontuação, por maior que seja, não vai necessariamente agradar a todo mundo. Assim como é perfeitamente aceitável que se goste de um vinho mal pontuado. Se vinho é prazer, o que vale ao fim e ao cabo é o paladar de cada um. E não a pontuação. E ponto!

Quer entender mais sobre as tais pontuações do vinho? Para ler, clique aqui. Ou, se quiser ler sobre Robert Parker, o crítico de vinhos mais famoso da atualidade, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.