Garrafas coloridas

Há algum motivo para a escolha de garrafas coloridas para envasar o vinho?

Sim. E o principal motivo é a proteção contra a ação da luz. Mas esse não foi o primeiro motivo para a escolha, historicamente falando. O primeiro motivo foi de ordem econômica. Além disso, atualmente, existem motivos mercadológicos para essa escolha.

Confuso? Não, nada disso!

 Lá no começo, uma questão econômica

As primeiras garrafas da história eram escuras, devido às impurezas de óxido ferroso presentes no vidro. O processo de remoção dessas impurezas era visto como um aumento de custo desnecessário.

 Depois, uma questão técnica

O vinho é uma bebida fermentada, que continua sofrendo modificações paulatinas e contínuas com o tempo, como se estivesse “viva”.

Com o tempo, os produtores perceberam o efeito danoso que a luz tem sobre o vinho. Inicialmente de maneira empírica, como todos os processos científicos começam.

Atualmente, sabe-se que o vidro transparente não filtra mais do que uma pequena porcentagem de luz. O vidro verde, por sua vez, é capaz de filtrar entre 30 e 60% da radiação. E a melhor cor nesse quesito, sem dúvida, é a âmbar, capaz de filtrar até 90% da radiação. (Não é à toa que os vidros de laboratórios farmacêuticos são, em sua maioria, âmbar... Comece a reparar.)

 Por fim, uma questão mercadológica

Sabe-se que há mais mistérios entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia, não é mesmo? Pois bem. Alguns produtores optam pelos vidros mais escuros, também, para que não seja tão fácil perceber o quanto se está, de fato, consumindo. Estudos indicam que as pessoas tendem a consumir mais vinho quando a garrafa é escura.

Antes de achar que há pouca honra nessa prática, lembre-se que toda indústria, da alimentícia à automobilística, de uma maneira ou de outra, busca sempre vender mais...

E, para concluir, se quiser ler mais sobre a influência da luminosidade na armazenagem do vinho, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.