Um Chile de muitas uvas!

 Há muito assunto sobre o vinho chileno... E são muitas as surpresas!

 70% de toda a produção chilena de vinho é destinada à exportação.

 É possível encontrar vinhos chilenos em mais de 150 países pelo mundo.

 O vinho importado mais consumido no Brasil é, justamente, o vinho do Chile.

 A uva francesa Carmenère virou quase uma exclusividade dos vinhedos chilenos.

 Nenhum outro país no mundo tem mais vinhedos de Cabernet Sauvignon que o Chile!

Como se tudo isso já não bastasse, lá vem o Chile, novamente, nos surpreender.

A diversidade de climas e solos, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias e novos métodos de vinificação, permitiram ao país o resgate de uvas antigas, que não têm tanta visibilidade, mas estão em vinhedos muitas vezes centenários! Engana-se quem pensa que o Chile vive apenas de Cabernet Sauvignon e da emblemática Carmenère.

As uvas tintas mais cultivadas no Chile são, de fato, Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère e Syrah. As brancas, por sua vez, são Sauvignon Blanc e Chardonnay. Mas há muito mais que isso. Ao todo, existem pelo menos 61 diferentes variedades sendo cultivadas no país!

Falando em país, a uva chamada País é uma delas. Cultivada, principalmente, no Vale do Maule e no Vale do Itata, regiões onde está profundamente enraizada na cultura e tradição. Para ler mais sobre a uva País, clique aqui.

Outra curiosa variedade presente no Chile é a Sauvignon Gris, uma parente da famosa Sauvignon Blanc, mas de cachos mais soltos e casca mais grossa, sendo mais resistente aos ataques de fungos na vinha. Ah, e também com maior estrutura para envelhecimento, e com maior potência em boca. Tudo de bom, sem dúvida!

A cepa Pedro Jiménez também tem espaço nos vinhedos chilenos. Quem a conhece, e a associa imediatamente aos espanhóis Jerez, vai se surpreender ao saber que não se trata exatamente da mesma variedade, e os vinhos são bem diferentes, inclusive! Quem aprecia bons vinhos precisa conhecer os rótulos chilenos produzidos com Pedro Jiménez!

Outras cepas pouco faladas quando o assunto é Chile, mas que podem trazer excelentes notícias e vinhos, são as da família Moscatel. Merecem destaque, nesse caso, Moscatel de Alejandría, Moscatel de Austria e Moscatel Rosada, essa última, inclusive, podendo apresentar notáveis aromas de pera fresca, manga e mamão!

Esse resgate de uvas antigas no Chile também encontra muita reverberação em cepas tradicionais da França, cultivadas no Chile há mais de 100 anos. São elas Grenache, Mourvèdre, Carignan, Marsanne...

Agora, há quem fique surpreso, mesmo, ao conhecer e degustar o Malbec chileno. Sim, há Malbec também fora da Argentina. Sim, há Malbec muito bom também fora da Argentina! Sim, há Malbec chileno!

Como a gente disse no começo, há muito assunto sobre o vinho chileno... E são muitas as surpresas! 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.