Os 10 mandamentos do vinho

Não foi Baco nem Dionísio quem os enviou, mas talvez eles tivessem concordado...

 Conhecerás o mundo pela degustação.

Sempre dá para saber um pouco mais sobre aquele país, aquela região, aquele povo. Se quiser sugestões, clique aqui.

 Não perderás tempo bom com vinho ruim.

Precisa dizer mais?!

 Não desperdiçarás nem uma gota.

Mas, se estiver sem ideia do que fazer quando sobra vinho, se é que sobra, clique aqui.

 Compartilharás com seus amigos e amores.

Uma boa garrafa de vinho sempre merece uma boa companhia.

 Respeitarás a moderação.

Esse é um dos maiores segredos do prazer do vinho. Se quiser ler mais sobre consumo moderado, clique aqui.

 Não julgarás um vinho pelo seu preço.

Porque é um tremendo engano achar que vinho barato é sempre ruim e vinho bom é sempre caro.

 Evitarás o esnobismo!

Porque nada é pior que isso. Para saber como reconhecer um enochato, clique aqui.

 Respeitarás o teu próprio gosto.

Qual o problema de gostar de um vinho assim ou assado? Ou cozido? Ou frito? Que tal se cada um cuidar do seu próprio umbigo e da sua própria taça de vinho?

 Não roubarás o vinho do outro.

Então, para não confundir as taças, durante a noite, veja algumas sugestões para identificá-las, clicando aqui.

 Harmonizarás como bem te der na telha!

Sim, existem dicas de boas combinações por toda parte, inclusive por aqui. Mas, se você estiver a fim de degustar um Malbec com pipoca, e se isso lhe fizer feliz, saiba que damos o maior apoio!

Será que você é fiel a esses mandamentos?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.