Você tem medo de quê?

Já ouviu falar em enofobia? Isso existe. É medo de vinho!

Sim, a Academia Brasileira de Letras reconhece essa palavra como um verbete pertencente ao vocabulário ortográfico da língua portuguesa. O que isso quer dizer? Quer dizer que a palavra enofobia “oficialmente existe”!

Então vamos ver o significado atribuído, por alguns dicionários, à palavra enofobia?

 Michaelis: aversão ou horror a vinho.

 Houaiss: ojeriza, repulsão ao vinho.

A origem da palavra enofobia é grega:

 Oeno = vinho

 Phobia = medo

Mas afinal, que medo é esse?

O medo pode estar associado ao medo de bebidas alcoólicas em geral, ao medo da intoxicação que elas podem causar. Pode estar associado a líquidos em geral, sendo mais grave com o vinho especificamente. Mas também pode estar associado ao medo da escolha do vinho, diante de tantas possibilidades existentes.

As causas, assim como de outras fobias, geralmente estão associadas a uma combinação de fatores, que podem ser eventos externos traumáticos bem como predisposições internas, hereditárias ou genéticas, para fobias em geral.

Os sintomas dessa fobia variam de pessoa para pessoa, mas normalmente incluem ansiedade extrema, falta de ar, batimentos cardíacos irregulares, transpiração excessiva, náuseas, boa seca, incapacidade de articular a fala, entre outros.

Parece brincadeira, mas não é. A irracionalidade desse medo não faz dele menos importante. Uma pessoa acometida por esse mal está, acima de tudo, sofrendo. E precisa de tratamento. E merece tratamento.

Felizmente, essa é uma fobia bastante rara. Não conhecemos nenhum enófobo. Mas felizmente, conhecemos muitos, muitos enófilos!

Esclarecendo: enófobo é quem sofre de enofobia. Enófilo é quem é apaixonado por vinhos, como nós!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.