The wine is on the table!

O título do artigo é uma brincadeira, mas o assunto é sério...!

Qualquer estudante de inglês já ouviu que “The book is on the table”, ou seja, que o livro está sobre a mesa. É uma frase clássica, sem dúvida! Mas aqui o assunto não é livro na mesa, mas, sim, vinho de mesa!

Vamos entender o que a expressão “vinho de mesa” quer dizer, de uma vez por todas?

 no Brasil

A nossa legislação diferencia vinhos de mesa e vinhos finos. Enquanto os vinhos finos são aqueles produzidos a partir de variedades de uva da espécie Vitis vinifera, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Chardonnay..., vinhos de mesa são aqueles produzidos a partir de variedades de uva de outras espécies, como Bordô, Isabel, Niágara e Concord. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 nos Estados Unidos

Para os americanos, um Table Wine é um vinho “normal”: não é nem espumante, nem licoroso ou fortificado. Sem efervescência e sem a adição de álcool vínico, o vinho de mesa, nesse caso, é o que nós chamamos de vinho tranquilo.

A legislação americana, contudo, parece obsoleta em um sentido, pois diz que um Table Wine deve apresentar um teor alcoólico entre 7 e 14°. Atualmente, ao contrário do que acontecia no passado, é possível produzir vinhos tranquilos com teores alcoólicos superiores a 14°, sem que seja necessário adicionar álcool vínico. Quer seja pela maturação das uvas, quer seja pela utilização de leveduras específicas para esse fim. Contudo, esses vinhos que na prática são, sim, Table Wines, oficialmente são enquadrados, para os americanos, como vinhos de sobremesa, a terminologia americana que define os vinhos que apresentam teor alcoólico entre 14 e 24°. 

 na Europa

Para os europeus, vinho de mesa é um vinho que não se enquadra dentro da legislação oficial de nenhuma denominação de origem ou indicação geográfica. Mesmo assim, é um vinho sempre produzido, também, apenas com variedades de uva da espécie Vitis vinifera. São chamados de Vin de Table na França, Vino da Tavola na Itália, Vino de Mesa na Espanha...

Vamos a um exemplo: os Supertoscanos são vinhos que surgiram, a partir da década de 1970, na Itália. Alguns produtores, questionando a regulamentação vigente na época, produziram vinhos diferentes, que eram impedidos de serem rotulados como Chianti, e que eram, portanto, classificados como Vinos da Tavola. Hoje, com a mudança do sistema de classificação ocorrido nos anos 1980, boa parte desses vinhos, muitos deles de características excepcionais, passaram a ser enquadrados como DOCG (denominação de origem controlada e garantida). Se quiser ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

Para concluir, uma pergunta, que é realmente o que importa: “Is the wine on the table?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.