Adoramos perguntar: você sabia?

Isso porque sempre há mais a aprender. Sempre há mais a saber...

 Nem todo vinho orgânico é um vinho sem sulfito...

Praticamente todo vinho contém sulfitos, até mesmo muitos dos vinhos orgânicos. No entanto, as especificações seguidas pelos produtores de vinho orgânico normalmente impõem níveis muito mais baixos de sulfitos, em comparação à produção convencional de vinho. Para ler sobre vinhos naturais, esses sim, tradicionalmente sem sulfitos, clique aqui. Ou então, para entender o papel dos sulfitos no vinho, clique aqui.

 Barris de carvalho não operam milagres!

Um vinho de qualidade mediana não vai ganhar caráter por ser envelhecido em barris de carvalho. Para que o contato com a madeira seja capaz de agregar valor a um vinho, é necessário que esse vinho tenha a estrutura necessária para isso. O papel do carvalho na vinificação não pode ser esconder características falhas de um vinho, mas, sim, potencializar as características positivas de um vinho, aumentando a sua complexidade de sabor.

 Na dúvida, um pouquinho mais gelado!

É melhor servir um vinho mais frio que o ideal, do que mais quente. Um vinho servido frio demais pode se aquecer rapidamente, tanto pela temperatura ambiente, como pelo calor das mãos na taça. Em contrapartida, um vinho servido quente demais é bem menos provável que refresque-se a tempo de não prejudicar a degustação.

 Um vinho nunca é igual nem a ele mesmo!

Os aromas e sabores de um vinho nunca serão exatamente iguais, duas vezes. Isso porque há muitos fatores influenciando essa sensações. Alguns fatores são ambientais, como temperatura do dia, umidade relativa do ar, pressão atmosférica. Outras, dizem respeito às condições de serviço, como temperatura do vinho, tempo de decantação, formato da taça, etc. Isso, sem falar nas condições físicas e psicológicas de quem está degustando, que também interferem, é claro, na maneira como o vinho é percebido.

 O sommelier, profissional tão na moda, é na verdade muito antigo!

Essa é uma profissão com mais de 4.000 anos de idade. No tempo dos faraós, já existia um profissional responsável pela preparação e serviço de bebidas como cerveja e vinho, que trabalhava para os faraós e nobres. Se quiser ler mais sobre o sommelier e o seu dia a dia, clique aqui. Ou então, se quiser conhecer mais profissões do mundo do vinho, clique aqui.

Vinho é prazer. Até mesmo na hora de aprender...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.