Já foi picado por vinho de agulha?

Um monte de gente foge de agulha, com medo da dor da picada... Mas nesse caso aqui, não há riscos! Muito pelo contrário...

Vinho de agulha é um termo que define um vinho ligeiramente espumante, fazendo uma referência à sensação de picadas na língua, causadas pelas pequenas e finíssimas borbulhas.

Mas como assim, ligeiramente espumante? Para quem acha que um vinho é ou não é espumante, lembramos que existe um meio termo nessa história, que são os vinhos frisantes, cuja pressão não é tão alta como a dos espumantes. Para ler mais sobre a diferença entre frisantes e espumantes, clique aqui.

O que define um vinho de agulha é a ligeira presença de gás carbônico em vinhos jovens, inquietos, frescos e agradáveis. 

A legislação que regula a produção de vinhos na Espanha permite a produção desse vinho semi-espumante, o vinho de agulha, sob o rótulo de diversas denominações de origem, como:

 Na Catalunha: Catalonia, Terra Alta, Tarragona, Penedès, Plá de Bagés, Alella, Conca de Barberá, Empordà, Costers del Segre

 Nas Ilhas Canárias: La Palma, Valle de Güímar, Abona

 Em Aragón: Cariñena, Calatayud

 Em Valência: Utiel-Requena

 Nas Ilhas Baleares: Pla i Llevant

 Em Castilla-La Mancha: La Mancha

Mas somente na Espanha, então, existem os tais vinhos de agulha? Não, de jeito nenhum. É que essa expressão, vino de aguja, é a utilizada no idioma espanhol.

 Em francês, esse estilo de vinho chama-se vin pétillant.

 Em italiano, vino frizzante.

 Em alemão, perlwein.

 Em catalão, vi d’agulla.

 Em basco, txinparta, que quer dizer faísca.

 No Brasil e em Portugal, chamamos vinho frisante. Mas vale ressaltar que os portugueses utilizam a expressão agulha para definir o efeito na língua causado pela acidez marcante e pelas finas borbulhas dos Vinhos Verdes! 

E aí, você tem medo dessa agulha? Pouco provável...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.