A pisa das uvas é higiênica?

Há quem, diante dessa imagem, se emocione com esse processo tão tradicional, atualmente quase que reservado para os melhores vinhos de Portugal.

Há quem, diante dessa imagem, se emocione com lembranças de infância ou de uma viagem turística, quando foi possível viver essa experiência.

Há quem, por outro lado, fique com uma certa repulsa, e um imenso ponto de interrogação, na cabeça: A pisa das uvas é um método higiênico? Seguro para a saúde de quem vai depois, degustar o vinho?

Pois bem. Quem pisa a uva não deveria usar um sapato especial para isso? Se não usa, como é feita a higiene dos pés?

Não, não se usa nenhum calçado. Até porque um dos objetivos da pisa das uvas é conseguir rasgar a casca e esmagar a uva, mas sem quebrar as sementes, deixando-as intactas. E isso não seria possível com um calçado, assim como não é possível, também, com a utilização de prensas.

Mas e aí? E a questão da limpeza, como é que fica?

Os pés podem ser pulverizados ou mergulhados em diferentes soluções desinfetantes, antes da pisa, desde que depois sejam lavados em água corrente. E isso geralmente é feito. Até porque, autoridades sanitárias, em vez de condenar processos artesanais como esse, preferem tentar introduzir gradualmente algumas normas de higiene.

Mas, na verdade, vale lembrar que o teor de álcool produzido na fermentação não permitirá que nenhum eventual agente patogênico, capaz de provocar direta ou indiretamente uma doença, sobreviva dentro do vinho.

É como se o vinho fosse seu próprio desinfetante! E isso faz todo o sentido, quando lembramos que o vinho, no passado, era adicionado à água justamente para purificá-la! Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Esperamos, com esse artigo, ter desmistificado a questão da higiene na pisa das uvas... E, se você quiser ler mais sobre essa tradição, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.