Vinhedos nas alturas!

Muitas vezes, aqui, falamos em vinhedos localizados em altitudes elevadas, indicando essa situação como positiva para a qualidade das uvas, e dos vinhos. Você sabe a razão?

Pois bem. Vamos lá!

Se os vinhedos pudessem escolher entre morar em uma planície, ou nas encostas de uma colina, eles certamente escolheriam a segunda opção. Por diversos motivos...

 A drenagem

A inclinação do terreno proporciona uma drenagem natural do solo. As vinhas gostam de água, mas não muito. Com boa drenagem do solo, as raízes esforçam-se mais para penetrar mais fundo e alcançar água e nutrientes. E quanto mais complexo o sistema de raízes da vinha, maior a concentração e a complexidade de sabores da uva.

 Os solos

Ao contrário de boa parte das plantas, as videiras preferem solos pobres em nutrientes. Solos pouco férteis são mais propícios para cultivar uvas de boa qualidade. E é comum encontrarmos os solos mais pobres nas partes mais altas das encostas, onde a força das chuvas retira as camadas mais superficiais do solo, onde concentram-se os nutrientes, e expõe as camadas mais profundas, que são mais ricas em compostos minerais. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

 A luz

A inclinação do terreno faz com que as vinhas recebam a luz solar mais diretamente, favorecendo o amadurecimento ideal das uvas, quando os açúcares atingem o ponto desejado pelo produtor.

 A temperatura

Por outro lado, o excesso de luz solar significaria também excesso de calor, prejudicial às uvas, caso não estivéssemos falando em... elevadas altitudes! Climas realmente quentes fazem as uvas amadurecem muito depressa, sem o tempo necessário para desenvolver todo o seu potencial de aromas e sabores. Mas, nas altitudes mais altas, a temperatura média é mais amena, pois depois do dia ensolarado, vem uma noite fria para refrescar a vinha, que, assim, desfruta de todo o tempo necessário para dar o melhor de si.

Altas altitudes. Vinhas excelentes.

Vinhas excelentes. Grandes vinhos.

Simples assim.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.