Dependendo da música, um vinho...

Como a música pode influenciar nossa opinião, ou nossa atitude, a respeito dos vinhos?

 Diga-me de onde vem!

Um estudo realizado em 1997, intitulado In-store music affects product choice (A música dentro da loja afeta a escolha do produto), atestou a relação entre a nacionalidade da música ambiente tocada em uma loja tipo supermercado, e a nacionalidade dos vinhos comprados.

Por incrível que pareça, a música ambiente francesa impulsionava a venda de vinhos franceses, e a música ambiente alemã impulsionava a venda de vinhos alemães, de maneira inconsciente, nos consumidores.

Por que isso acontecia? Porque nosso cérebro interpreta tudo o que ouve, e faz associações que repercutem em nossas atitudes e em nossos comportamentos.

 Diga-me quanto vale!

Um outro estudo, dessa vez realizado em 1993, chamado The influence of background music on shopping behavior: classical versus top-forty music in a wine store (A influência da música ambiente no comportamento de compra: clássica contra mais tocadas, em uma loja de vinho), relacionou nossa predisposição para valorizar o que estamos comprando, no caso, o vinho, conforme a música que está tocando ao fundo.

O fato de estar tocando música clássica, considerada mais sofisticada, influenciou os consumidores a comprarem vinhos mais caros do que quando havia de fundo, como som ambiente, as músicas mais tocadas do momento.

 Diga-me que sabor tem!

Em um campus universitário, 250 adultos foram convidados a degustar uma taça de vinho, e a responder a algumas questões sobre o seu gosto. Mas eles foram divididos em 5 ambientes diferentes, onde havia desde música pesada, até o silêncio total.

Os pesquisadores concluíram que a música de fundo influencia a percepção do sabor do vinho, por parte de quem o degusta. Eles verificaram uma consistente relação entre a opinião emitida sobre o vinho e o estado de espírito evocado pelo estilo musical da sala.

Quando o estilo musical era mais pesado, as pessoas tendiam a perceber o vinho como mais forte nessa sala, do que na sala silenciosa. E, na sala onde a música era refinada, o vinho também era mais considerado como refinado do que mediante o silêncio, e quando a música era leve, acontecia a mesma coisa.

Esse estudo, realizado em 2011, chamou-se The Effect of Background Music on the Taste of Wine (O efeito da música de fundo sobre o sabor do vinho).

Mas fica aqui uma reflexão. Quem faz tudo isso conosco não é a música. É o nosso cérebro!

E, se você gostou dessas histórias, e quiser encerrar relembrando algumas músicas a respeito do vinho, clique aqui




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.