Os direitos autorais

Nossa equipe editorial possui perfis diversos e várias expertises, adquiridos pela experiência e vivência de seus membros, pelos profundos e constantes estudos, pelo contato com materiais, eventos e instituições do Brasil e de outras localidades mundo afora, tendo sempre foco em nossos leitores. Possuímos, ainda, colaboradores pontuais, de formação médica e acadêmica, que revisam todo o conteúdo de saúde ou científico, sendo que, como pode ser notado ao ler os arquivos dessa categoria, as fontes que originaram tais estudos ou conclusões, são sempre citadas no decorrer do artigo.

Salvo raríssimas exceções, que são sempre sinalizadas e creditadas ao final dos respectivos artigos, a quase totalidade de nossos artigos é de integral autoria da equipe editorial do Tintos&Tantos, e, portanto, nesse casos, não há créditos ou referência a fontes externas, e essa é a prática normal em artigos criados pelos editoriais de meios de comunicação.

Ainda quanto aos artigos de saúde, deixamos sempre claro, que, independente do que determinada pesquisa venha a concluir, ou recomendar, é sempre necessário analisar a condição de cada pessoa quanto à ingestão de álcool, e que a recomendação do médico de cada um deve sempre prevalecer.

Quanto aos artigos que não foram criados, integralmente, pelo nosso editorial, é importante ressaltar que, nas poucas vezes em que trechos de obras foram usados, por mais curtos que esses fossem, foram creditados, imediatamente ao final do artigo, o nome do autor e/ou obra.

Como não temos por finalidade a comercialização do conteúdo desse site ou de qualquer de uma de suas seções em particular, ou seja, por ser um site de acesso absolutamente gratuito, mesmo nas raras execeções em que alguns trechos são citados, enfatizamos que não há a concorrência com o autor relativo, mas sim, o contrário: um incentivo para que o internauta, por nós chamado de vinhonauta, no caso de se interessar pelo artigo, possa pesquisar as fontes citadas para uma leitura mais ampla, aprofundada e específica e até mesmo fazer, através dos meios que lhe convier, a aquisição da referida obra como um todo.

Os mesmos princípios se aplicam ao uso de imagens ou ilustrações. Sempre que necessário, a fonte de onde a imagem foi retirada é informada, mas vale ressalatar que, com raras exceções, todas nossas fotos e ilustrações são frutos da criação e/ou edição da equipe de arte, a qual faz como base de criação, a contratação estabelecida com bancos de imagem, que nos dá direito ao uso para os fins aos quais o site se destina, e nos dispensa de explicitar os créditos das imagens base, mesmo porque a maioria das ilustrações é fruto de composição de fotos de banco de imagens e da criação e/ou edição de nossa equipe.

O máximo esforço e zelo foram tomados para encontrar os detentores de direitos autorais e nos desculpamos, com antecedência, por qualquer eventual erro acidental que tenha nos escapado. Estamos à disposição para fazer correções, sempre que sinalizados.

Acreditamos e fazemos uma rígida verificação e controle de qualidade para que o conteúdo deste site esteja sempre correto à época da sua publicação. Entretanto, os editores não podem ser responsabilizados por quaisquer erros ou omissões, ou ainda por mudança nos detalhes constantes na publicação, ou serem responsabilizados pela veracidade das informações nessa contida. Isso, no entanto, não afeta os direitos autorais do portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com). 

Os textos, fotografias e imagens presentes nas páginas do portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com) se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização dos detentores dos respectivos direitos autorais. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.

O portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com) está regido pela Lei dos Direitos Autorais. Nenhuma parte desse portal pode ser reproduzida, arquivada em sistema de recuperação ou transmitida de qualquer modo – eletrônico, fotocópia, gravação ou outro – a menos que seja concedida previamente uma permissão por escrito por parte dos editores e/ou autores.

A tecnologia, a hospedagem, as políticas, a manutenção, e todo o conteúdo, com exceção a tudo o que é publicado na comunidade do portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com), são fornecidos, ora internamente, ora por terceiros, pela empresa detentora dos direitos do portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com), com o apoio financeiro do patrocinador da iniciativa.

Se você tiver qualquer dúvida, crítica, sugestão, ou desejar qualquer informação a respeito do portal Tintos&Tantos (www.tintosetantos.com), entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.