Envelhecendo no fundo do mar

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no assunto, mas, além de pitoresco, é bem interessante. Vale a pena ler!

Algumas vinícolas ao redor do mundo têm testado um jeito bastante peculiar de envelhecer seus melhores vinhos, por determinado período de tempo: no fundo do oceano mais próximo!

Pode parecer esquisito, ou excêntrico, mas a ideia faz sentido. Acompanhe...

O fundo do oceano propicia condições bem interessantes para o bom envelhecimento dos vinhos: temperatura baixa e constante, ausência total de luminosidade, ambiente altamente pressurizado, sem falar no suave movimento das marés, e na força do empuxo que atua no sentido contrário ao da gravidade. 

Mas de onde terá surgido essa ideia?

Ao que consta, um dos primeiros casos aconteceu com um produtor da Riviera Italiana, há alguns anos, que enfrentava o seguinte problema: não possuía espaço suficiente para o envelhecimento da sua produção de espumantes. Depois de negociações com o Ministério da Agricultura italiano, e com o apoio de cientistas da Universidade de Gênova, garantindo que não haveria impacto ambiental, o produtor conseguiu as autorizações necessárias para realizar o experimento.

Sendo assim, 6.500 garrafas foram depositadas a 200 m de profundidade, em gaiolas de aço inoxidável, por 13 meses. O resultado foi surpreendentemente tão positivo, que, desde então, a prática passou a ser testada e adotada por outros produtores, ao redor do mundo, tanto no fundo do mar, como no fundo de grandes lagos ou rios.

De qualquer forma, o envelhecimento sob as águas não era um conceito novo. Garrafas de vinho recuperadas de naufrágios muitas vezes resistem com perfeição ao período passado no fundo do mar.

Um exemplo recente aconteceu na Finlândia em 2010, quando mergulhadores resgataram 79 garrafas de Champagne tão espetaculares, que foram vendidas por mais de 10 mil dólares cada.

Talvez esse seja somente um modismo? Talvez. Mas, de qualquer forma, beber um vinho que foi envelhecido sob as águas tem seu charme... É como resgatar um tesouro, do fundo do mar!

Se você quiser ler mais histórias interessantes do mundo do vinho, clique aqui




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.