O Porto e uma tradição britânica

A ligação entre o vinho do Porto e os ingleses remonta há séculos, e é deles que vem uma das tradições mais simpáticas e simbólicas relacionadas ao vinho.

A tradição é presentear um recém-nascido, principalmente se for seu afilhado ou afilhada, com uma garrafa de vinho, que deve ser guardada até a idade adulta da criança, para celebrar um momento marcante, como o aniversário de 21 anos, que simboliza a entrada na vida adulta, ou a formatura, o casamento...

A ideia é que, com o passar do tempo, o vinho vai amadurecer graciosamente, em uma analogia com o bebê presenteado, que com o tempo amadurece também. Além disso, o vinho trará lembranças de quem o presenteou, e de quais eram os desejos para aquela criança, no seu nascimento.

Quem presenteia costuma escrever à mão uma carta para a criança, que também só será lida aos 21 anos. Nessa carta, a pessoa conta lições aprendidas ao longo da vida, e faz reflexões pessoais.

Em alguns casos, são os próprios pais da criança que guardam uma garrafa de vinho como presente ao filho que acabou de nascer. Uma curiosidade: no passado, alguns pais guardavam um barril, equivalente a 720 garrafas!

Mas, lembrando que como a maioria dos vinhos não são tão longevos assim, não é à toa que o presente clássico dessa tradição seja o vinho do Porto, mais especificamente, o vinho do Porto Vintage.

O Porto Vintage é um dos vinhos mais duradouros do mundo. Os melhores exemplares de um vinho do Porto Vintage, se bem armazenados, podem durar muitas décadas!

Aí vem um detalhe... a safra. O mais atencioso seria presentear o bebê com um vinho cuja safra coincidisse com o ano do nascimento, certo? Porém, contudo, entretanto, quando a gente visita um recém-nascido, o vinho daquela safra provavelmente ainda não está engarrafado! Dependendo da época do ano, as uvas sequer foram colhidas!

No caso de um vinho do Porto Vintage, por exemplo, a lei vigente diz que o engarrafamento acontece entre o 2º e o 3º ano após a colheita.

Nesse caso, então, vale presentear com qualquer safra anterior ao nascimento? Claro que vale. Mas alguns produtores mais detalhistas pensaram nisso, e criaram um certificado de propriedade, para ser dado no momento do nascimento, quando o vinho ainda não está sendo comercializado.

Essa ideia é tão boa, e tão simples, que pode ser usada por qualquer um, na verdade. Basta produzir um bonito certificado, mais ou menos assim: “Fulaninho, que acaba de nascer, é o feliz proprietário de uma garrafa de vinho do Porto Vintage safra tal, que será engarrafado e entregue daqui a 3 anos, para ser armazenado até o dia do seu 21º aniversário”.

Uma coisa é certa. Será um presente inesquecível.

O costume britânico de presentear recém-nascidos com vinho do Porto, ao que consta, teve início no século 18. Mas pode ser incrivelmente moderno, ainda nos dias atuais! E é um jeito bastante charmoso de envelhecer uma garrafa de vinho, por duas décadas!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre vinho do Porto, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.