Por que carvalho?

Dois mil anos antes de Cristo, baldes de madeira já eram usados para armazenar e transportar vinho. Já mais especificamente, os barris fechados de carvalho remontam ao tempo do Império Romano. Mas afinal, por que carvalho?

De fato, outras madeiras podem ser utilizadas na produção de barris, como cerejeira, nogueira, castanheiro, pinheiro...

Inicialmente, a opção pelo carvalho deu-se por questões de ordem prática: essa é uma árvore abundante nas florestas da Europa, sua madeira é leve e ao mesmo tempo resistente, é maleável, é estanque...

Mas, com o tempo, percebeu-se que o carvalho, além de tudo, tinha muito a oferecer ao vinho, em termos de aromas, sabores e complexidade. Na realidade, nenhuma dessas outras madeiras faz, pelo vinho, o que o carvalho faz. Sem carvalho, muitos vinhos não existiriam hoje, da maneira como os conhecemos...

O carvalho tem a capacidade de transformar o vinho, levando-o a outros caminhos além do caráter de fruta fermentada que lhe é peculiar.

Uma das características do processo de amadurecimento, em barris de carvalho, é a ocorrência da evaporação. Apesar de estanque, o barril de carvalho permite uma pequena evaporação do seu conteúdo. Um barril de 225 litros, tido como padrão, pode permitir a evaporação de cerca de 25 litros de líquido, por ano. Assim, o vinho vai se desenvolvendo e amadurecendo em um processo redutor.

Da mesma maneira, uma pequena entrada de oxigênio acontece, também, mesmo com o barril fechado. E isso ajuda a suavizar o líquido. Sem falar nas aberturas do barril durante o processo, sob o comando do enólogo.

Por fim, estão presentes, na madeira de carvalho, várias classes de compostos químicos complexos, que também deixam a sua marca em um vinho, alterando aroma, sabor e textura.

E engana-se quem pensa que carvalho é tudo igual. Existem cerca de 400 diferentes espécies de carvalho. Os três tipos principais utilizados na produção de barris para vinho são o carvalho americano Quercus alba e os carvalhos franceses Quercus robur e Quercus sessiliflora. Se quiser, leia mais sobre as diferenças entre eles, clicando aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.