As muitas facetas do carvalho

Trocadilhos à parte, essa madeira é pau para toda obra! Sabe por quê? Porque muitas são as suas funções, no processo de vinificação.

A tendência é associarmos o uso do carvalho somente aos aromas do vinho. Mas isso é pouco, perto de todo o seu potencial. Quer exemplos?

 Durante o processo de fermentação, o uso do carvalho, contanto que ainda não tostado, ajuda a extrair antocianinas das uvas, que são os pigmentos que dão cor ao vinho, além de serem benéficos à saúde. Se quiser ler mais sobre antocianinas, em um artigo que trata sobre uvas tintureiras, clique aqui.

 Além disso, o poder antioxidante conferido pelo carvalho sem tosta, por meio do ácido gálico, pode compensar certas deficiências de força, estrutura e textura, características necessárias para a longevidade de um vinho. Esse pode ser um expediente bem útil, inclusive, na vinificação de uvas mais delicadas, como por exemplo Pinot Noir.

Para nós, degustadores e apreciadores do bom vinho, o carvalho é muitas vezes sinônimo de aromas e sabores associados a coco, baunilha, café, chocolate, pimenta... Para nós, degustadores e apreciadores do bom vinho, o carvalho é muitas vezes sinônimo de imagens apaixonantes, com barricas empilhadas em ambientes extremamente convidativos.

Mas, para o enólogo, o carvalho é uma das ferramentas à sua disposição, capaz de adicionar caráter e complexidade ao produto final. O uso adequado do carvalho, nas mãos do bom enólogo, corrige imperfeições para que o vinho se exiba em sua melhor performance.

Aliás, o bom enólogo sabe, inclusive, quando o vinho não precisa, ou até mesmo dispensa, os aromas do carvalho. Nesses casos, a opção pode ser por um ambiente que propicie um lento desenvolvimento oxidativo, utilizando barris velhos, com poucos compostos aromáticos, para o amadurecimento dos vinhos. Não, não torça o nariz. Essa pode ser uma sábia decisão de um experiente enólogo, produzindo um admirável vinho!

Acredite ou não: existem produtores que se vangloriam de, há tempos, não comprar novos barris!

Quer ler mais sobre barris novos versus barris velhos? Ou então, quer conhecer a diferença entre o carvalho francês e o americano? Então, clique aqui.

Afinal, conhecimento é um dos muitos benefícios que o vinho nos oferece...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.