Garrafa de carvalho?

A ideia é inovadora. E talvez faça realmente sucesso. É esperar para ver.

O amadurecimento em carvalho, como sabemos, modifica as características sensoriais do vinho. Mas nem todo vinho passa por esse processo, quer seja porque ele leva tempo, porque aumenta o custo de produção, ou simplesmente por uma escolha do enólogo.

Mas e se a gente pudesse tomar essa decisão, de envelhecer em carvalho qualquer vinho que compramos?

A ideia é: você compra o vinho que quiser. Coloca-o em uma garrafa de carvalho por apenas alguns dias, e terá o mesmo resultado que esse vinho apresentaria depois do amadurecimento em barris.

Como isso funciona? Simples. Trata-se de matemática. Superfície de contato comparada ao volume de vinho. Acompanhe.

Em um barril de tamanho padrão, 225 litros de vinho levam meses para beneficiar-se do contato com as paredes internas de carvalho. Em uma garrafa de tamanho normal, 750 ml de vinho levam somente alguns dias para alcançarem o mesmo resultado.

Aí você consome o vinho “envelhecido”, e reutiliza a garrafa quantas vezes desejar.

A ideia parece tão promissora que já existem alguns fabricantes colocando-a em prática, e solicitando suas patentes. Já é possível encontrar garrafas de carvalho americano, e também garrafas de carvalho europeu, disponíveis no mercado. 

Mas por que utilizar carvalho em nossos vinhos, afinal? Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui. Ou então, se quiser entender a diferença entre os tipos de carvalho, clique aqui.

Ok, mas será que essas garrafas realmente funcionam? Será que vão virar moda? Será que isso vai passar, como toda moda? Ou será uma mudança de rumos na indústria, uma quebra de paradigmas? Quantas perguntas, não é... As respostas, em compensação, só virão com o tempo!

Enquanto isso, se quiser ler sobre outras invenções inusitadas da indústria do vinho, temos algumas sugestões. Para ler sobre uma rolha capaz de armazenar e transmitir informações sobre o vinho da garrafa, clique aqui. Ou, se quiser ler sobre uma rolha de rosca, feita de cortiça, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.