Dornfelder

Uma variedade de uva tinta, da Alemanha, para surpreender quem acredita que os alemães produzem apenas vinhos brancos!

Embora existam pequenas quantidades de Dornfelder sendo cultivadas na Suíça, na República Tcheca, no Reino Unido e nos Estados Unidos, a Alemanha é o principal país produtor dessa cepa, e do vinho elaborado a partir dela, principalmente nas regiões de Rheinhessen e Pfalz.

A Dornfelder foi criada em 1955, a partir do cruzamento das uvas Helfensteiner e Heroldrebe. O criador da variedade foi August Herold, e o nome Dornfelder é uma homenagem a Immanuel Dornfeld, fundador da Weinbauschule Weinsberg (Escola do Vinho de Weinsberg, cidade alemã notória no mundo do vinho).

A uva Dornfelder foi criada, inicialmente, com a missão de produzir vinhos leves, no estilo Beaujolais Nouveau. Esses vinhos costumam ter um aroma frutado e são comercializados bem jovens, quando é momento ideal de consumi-los.

Mas o rígido controle dos rendimentos da vinha e o uso de carvalho tornaram possível um outro estilo de vinhos elaborados com Dornfelder, mais encorpado, complexo, tânico, e menos frutado. E, nesse caso, com boa capacidade de envelhecimento!

Mas, tanto em um estilo como em outro, estamos falando em vinhos de boa acidez, macios, harmoniosos e equilibrados, de aspecto visual rubi vermelho muito escuro, notas aromáticas de pimentão e eventualmente um caráter ligeiramente floral.

A Dornfelder é bastante vista em vinhos de corte, principalmente ao lado da Spätburgunder (Pinot Noir), onde contribui para a complexidade de aromas e sabores, e para a profundidade de cor. Mas ela também aparece muito em vinhos varietais de alta qualidade.

A harmonização mais indicada para um vinho produzido com a Dornfelder é carne assada, ou queijos. Uma outra combinação muito interessante, para esse vinho, é com lasanha de berinjela, também conhecida como moussaka.

Uma curiosidade: os vinhedos de Dornfelder ocupam, na Alemanha, cerca de 8.200 hectares, o que corresponde a aproximadamente 8% da área dedicada ao cultivo da uva, naquele país.

Outra curiosidade: essa é uma uva mais fácil de ser cultivada, do que Spätburgunder (Pinot Noir), Portugieser ou Lemberger, o que faz com que ela seja muito bem vista pelos produtores alemães.

E, para encerrar, se quiser ler sobre Lemberger, uma outra cepa tinta que também produz incríveis vinhos na Alemanha, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.