Xarel-lo

Apesar da grafia estranha, a pronúncia é fácil. Basta dizer “xarelo”. Conheça mais, sobre essa uva, conosco!

Já que começamos pela grafia, vamos a ela. Xarel-lo é o modo mais comum de escrever esse nome. Mas muitas vezes ele pode aparecer sem o hífen, simplesmente como Xarello. Ou então, respeitando a forma escrita em catalão, ela também pode aparecer como Xarel.lo, por mais estranho que nos pareça, em português, um ponto no meio de uma palavra... 

Pois bem. Agora, falando em sinônimos, a Xarel-lo pode ser chamada, também, e principalmente, de Pansal, Pansa Blanca e Cartoixa.

Agora, vamos à uva...

Essa é uma autóctone da Espanha, e uma das variedades mais plantadas da região da Catalunha, no noroeste do país.

Ao lado da Macabeo e da Parellada, a Xarel-lo é uma das principais cepas utilizadas na produção de Cava, o famoso espumante espanhol. Dizem, inclusive, que é a uva de mais personalidade, dentre essas três.

Além disso, ela também produz bons vinhos secos tranquilos. E, por conta da boa fama da Xarel-lo, como a espinha dorsal dos espumantes, ela acaba, também, sendo cada vez mais utilizada na sua versão tranquila (sem espumas), por enólogos de vanguarda, cujos resultados têm sido elogiados.

É uma variedade branca, de cacho mediano e não muito compacto. O bago da Xarel-lo é de tamanho mediano a grande, redondo e de pele grossa.

Essa pele grossa faz com que a uva seja resistente às enfermidades típicas da vinha, o que sempre é uma qualidade apreciada pelos produtores. Para melhorar, a Xarel-lo não é uma cepa exigente em termos de solo, podendo se adaptar, muito bem, a diferentes condições.

Ela é uma uva rica em polifenóis, como o resveratrol, e também com alto teor de acidez, características que conferem aos vinhos com ela produzidos, uma boa longevidade. Seus vinhos, além de ligeiramente ácidos, costumam ser consistentes, bem estruturados, encorpados e equilibrados.

Os aromas mais normalmente associados à Xarel-lo são os cítricos como limão, os florais e os de frutas como maçã verde e damasco. Mas há quem afirme reconhecer aromas de borracha, e até de repolho cozido nesses vinhos.

Os vinhos produzidos com a Xarel-lo são excelentes escolhas para harmonizar frutos do mar ou peixes que tenham sido preparados de maneira mais rica em gorduras. Por exemplo: camarões fritos na manteiga. Isso devido, é claro, à acidez dessa uva. Faça essa combinação, e surpreenda-se com o resultado!

Para encerrar, o convite é para ler um pouco mais sobre Cava, os espumantes espanhóis nos quais a Xarel-lo tem papel tão importante! Para isso, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.