Saperavi

Essa é uma uva surpreendente. Quando o assunto é Saperavi, surpresa é o que não falta...

Primeiro vamos ao nome. Saperavi quer dizer “corante” ou “tintura”. A Saperavi é uma das poucas uvas tintureiras, aquelas possuem antocianinas, ou pigmentos vermelhos, também na polpa, e não apenas na casca. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

De onde é a Saperavi? Da Geórgia, país que fez parte da extinta União Soviética, e que é reconhecido mundialmente como berço da cultura do vinho, pois acredita-se que foi lá que a produção de vinho teve início, há mais de 7.000 anos.

Outro ponto impressionante? O vinho produzido com a Saperavi tem longevidade espetacular, com alguns exemplares secos envelhecendo muito bem, por até mais de 50 anos.

Voltando à uva, essa é uma variedade extremamente resistente ao frio, é considerada de amadurecimento lento, e não necessita de muitos cuidados por parte de quem a cultiva, já que seus rendimentos elevados não comprometem a qualidade de seus vinhos.

Apesar de ser a cepa tinta mais cultivada da Geórgia, ela não está restrita àquele país. A Saperavi é cultivada em todo o Cáucaso, é plantada também em outros países que compunham a extinta URSS, e é cultivada também nos EUA e na Austrália, onde ela está muito bem adaptada tanto em regiões mais quentes, como nas mais frias. Em climas quentes, ela produz versões mais ousadas de vinho, e em climas frios, vinhos mais elegantes.

Apesar de ser uma uva muito interessante para ser vinificada sozinha, em vinhos varietais, a Saperavi é muito útil em cortes, pois por ser uma uva tintureira, ela contribui com a sua profundidade de cor, em diversas combinações com outras uvas.

Essa uva pode ser vinificada em diferentes estilos de vinho: seco, doce ou até mesmo fortificado. Mas o vinho elaborado a partir da Saperavi é sempre muito aromático, de cor intensamente profunda, de acidez marcante e taninos presentes.

Os aromas que costumam ser mais frequentemente associados à Saperavi são: ameixa, amora, alcaçuz, carne grelhada, tabaco, chocolate e especiarias como pimenta.

O vinho doce elaborado com a Saperavi é um excelente acompanhamento para chocolate em geral. Já o vinho seco dessa uva harmoniza muito bem costelinhas de porco e também com pratos à base de feijão.

O fato é que o vinho elaborado com a Saperavi é mesmo muito interessante. Quer seja pelas suas peculiaridades, quer seja pelo seu caráter exótico.

Sendo assim, então, muito prazer, Saperavi!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Geórgia, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.