Loin de l'Oeil

 

Quando a gente se depara com uma grafia tão diferente, assim, a primeira pergunta costuma ser: como se pronuncia isso?

Pois bem. O nome dessa uva, Loin de l’Oeil, pronuncia-se “louein de loiel”. Mas ela também pode ser chamada pelo sinônimo Len de l'El.

Ainda sobre o nome: qual o seu significado? Loin de l’Oeil significa “longe do olho”. E esse nome, por incrível que pareça, diz muito sobre essa variedade, cuja característica marcante é o pedúnculo comprido. Ou seja, é notoriamente comprida a haste que sustenta as flores, e depois os frutos dessa videira. O que isso tem a ver com “longe do olho”? É uma referência ao fato do cacho da uva ficar muito longe do broto, ou botão, que lhe deu origem.

Essa é uma variedade muito antiga, nativa da França, mais especificamente da região de Gaillac, no sul do país. Ela também está presente em outras regiões da França, mas está praticamente restrita às fronteiras francesas.

A Loin de l’Oeil é uma cepa muito vigorosa e produtiva, que tem que ser controlada por quem a cultiva, e que costuma ser sensível às pragas típicas dos vinhedos.

Ela apresenta bagos elípticos, amarelos e de tamanho médio, que se juntam em cachos medianos ou grandes, mais ou menos compactos. Com o passar do tempo, as vinhas velhas de Loin de l’Oeil apresentam cachos de tamanho menor.

A Loin de l’Oeil pode produzir vinhos secos e também vinhos de sobremesa, a partir de uvas de colheita tardia atingidas pelo fungo Botrytis cinerea ou que passaram pelo processo de passerillage, quando elas secam na videira. Se quiser saber mais sobre os métodos de produção de vinhos de sobremesa, clique aqui.

De todo jeito, manter as uvas maduras na videira não é um problema, no caso da Loin de l’Oeil, porque ela amadurece cedo, antes da chegada das chuvas de outono, que poderiam prejudicar a sua qualidade. 

Os aromas mais frequentemente associados à Loin de l’Oeil são maçã, pera, frutas tropicais, frutas secas, flores, nozes e mel.

O vinho elaborado a partir da Loin de l’Oeil costuma ser muito aromático, porém pode apresentar pouca acidez. Por esse motivo, não é tão fácil encontrar um varietal produzido com essa uva, já que a acidez contribui para a estrutura, ou espinha dorsal de um vinho. Ainda assim, é preciso destreza de quem a cultiva, para escolher o momento certo da colheita.

Em cortes, a Loin de l’Oeil divide a cena, principalmente, com Mauzac, Ondenc e Sauvignon Blanc.

Para harmonizar um vinho seco elaborado com a Loin de l’Oeil, uma boa sugestão é camarão frito com alho. Já na sua versão de vinho para sobremesa, Loin de l’Oeil combina muito bem com torta de damascos.

Pois é. Mais uma uva apresentada, mais um vinho esperando para ser degustado.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.