Flame Tokay

Essa uva é daquelas raras, que sempre vale a pena conhecer!

Antes de dizer o que é essa uva, diremos o que ela não é:

 A uva Flame Tokay não tem nenhuma relação com os famosos vinhos húngaros Tokay, ou Tokaji, produzidos na região de Tokaj. Se quiser ler sobre esse vinho, clique aqui.

 A uva Flame Tokay não é a Pinot Grigio, ou Pinot Gris, que às vezes também é chamada de Tokay, o que costuma causar ainda mais confusão. Para ler sobre a Pinot Grigio, clique aqui.

 A uva Flame Tokay não tem nenhuma relação, também, com a Friuliano, historicamente conhecida como Tocai Friuliano, sobre a qual você pode conhecer mais clicando aqui.

Em compensação, de acordo com a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), Flem Tokaj e Ahmeur bou Ahmeur são sinônimos de Flame Tokay.

Acredita-se que a origem da Flame Tokay seja a Argélia, país do norte da África.

Essa é uma variedade de bagos grandes, cuja cor da pele varia, de acordo com as condições climáticas, de amarelada a rosada. Uma boa amplitude térmica, com dias de verão quentes e noites frias favorece o desenvolvimento do seu tom rosado.

Apesar da Flame Tokay ser uma uva considerada vinífera, da espécie Vitis vinifera, ela é tradicionalmente consumida como uva de mesa. Apesar disso, produtores perceberam que sua estrutura, com elevados níveis de açúcar e acidez, faria, dessa, uma uva adequada para a produção de vinhos de qualidade. Essa foi sua salvação, visto que os consumidores de uvas de mesa atualmente dão preferência para as variedades sem sementes, o que não é o caso da Flame Tokay.

Na Califórnia, essa é uma cepa que foi muito popular no início do século 20, e que ainda costuma ser cultivada, em pequenas quantidades, nas proximidades das cidades de Lodi e de Sacramento, e também no Vale de San Joaquin.

O estilo mais comum de vinificação da Flame Tokay é o vinho fortificado e, eventualmente, o vinho espumante.

Um vinho elaborado com a Flame Tokay normalmente apresenta equilíbrio entre doçura e acidez, aromas de flores brancas e notas sutis de caramelo.

Não perca a oportunidade, se tiver, de experimentar um vinho produzido com a Flame Tokay. Aliás, não perca a oportunidade, na verdade, de experimentar vinhos de diferentes cepas, de diferentes lugares. Essa é uma das maiores graças do mundo do vinho!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em