Malagousia

Assim como a fênix, pássaro da mitologia grega, a Malagousia também nasceu na Grécia. E do mesmo modo que a fênix, essa uva também renasceu!

Na década de 1970, a Malagousia foi salva de uma quase extinção, por um professor da Aristotle University of Thessaloniki, que colheu mudas de videiras de aldeias gregas das montanhas, e as plantou em um vinhedo experimental de sua propriedade.

Felizmente, essas mudas foram descobertas pelo enólogo Evangelos Gerovassiliou, e geraram novas mudas que foram se espalhando, e hoje ocupam um total de cerca de 300 hectares, na Grécia.

A Malagousia é uma variedade branca, muito vigorosa e produtiva, que deve ser controlada pelo produtor, a fim de obter como resultado vinhos de qualidade elevada.

Resistente à seca, a vinha da Malagousia em compensação é bastante sensível ao excesso de chuvas, capaz de apodrecer seus frutos. Por sorte é uma cepa de amadurecimento precoce; sua colheita dá-se no final de agosto, começo de setembro.

Essa é uma uva que produz vinhos frescos e delicados, ideais para o consumo em sua juventude, e que também produz vinhos encorpados, com passagem por madeira, que alcançam boa complexidade e estrutura. Além disso, a Malagousia também é vinificada para a produção de vinhos de sobremesa típicos da Grécia, chamados de Vinsanto, elaborados com uvas de colheita tardia.

A cor típica de um vinho da Malagousia é amarela com nuances verde claras.

Muito aromática, os aromas mais normalmente associados ao vinho elaborado com a Malagousia são pêssego e melão, com notas de jasmim, e até mesmo de manjericão.

Com um aroma distinto, um elevado teor alcoólico, e boa acidez, o vinho produzido com a Malagousia é bastante marcante, mas dificilmente é visto em versões varietais. A uva Assyrtiko, também nativa da Grécia, é a principal parceira da Malagousia, em vinhos de cortes. Se quiser conhecer mais a Assyrtiko, clique aqui.

A Malagousia é, sem sombra de dúvida, uma uva exótica, em meio à diversidade que compõe o cenário dos vinhedos espalhados pelo mundo.

E a Malagousia talvez seja, também, uma das maneiras de se conhecer um pouquinho da cultura grega, mesmo que à distância.

Para encerrar, então, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Grécia, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.