Touriga nacional

Entre as mais de 250 castas nativas de Portugal, esta é a mais famosa e a mais representativa da cultura do vinho português!

A Touriga Nacional é uma casta nobre, muito apreciada pelos portugueses, e cada vez mais conhecida no mundo todo. Essa uva é o coração e a alma de Portugal!

Com uma lista de sinônimos, é possível encontrar a Touriga Nacional pelos nomes: Azal (o único sinômino oficialmente reconhecido pela OIV), Bical Tinto, Mortágua, Mortágua Preto, Preto Mortágua, Touriga, Touriga Fina, Tourigão, Tourigo Antigo, Tourigo do Dão e Turiga.

Mas a Touriga Nacional não deve ser confundida com a Touriga Franca, outra variedade também encontrada nos portugueses fortificados, ao lado da Tinta Roriz.

A Touriga Nacional é a mais conhecida das uvas utilizadas no vinho do Porto, que pode ser composto por muitas outras variedades. Se quiser ler mais sobre vinho do Porto, clique aqui.

Apesar de estar cada vez mais sendo engarrafa como varietal, a Touriga Nacional é generosa quando usada em cortes, principalmente com as uvas Aragonez, Tinta Roriz e Touriga Franca, ou até mesmo com cepas internacionais como Cabernet Sauvignon e Syrah.

As regiões do Dão e do Douro, no norte de Portugal, reclamam a sua paternidade, mas essa variedade hoje está disseminada praticamente por todo o país. Além disso, está sendo plantada também em outros países, como Austrália, Estados Unidos, África do Sul, e Brasil.

A Touriga Nacional tem cachos pequenos, com bagos ligeiramente achatados, de um azul que vai de médio a escuro, e é muito sensível às condições ambientais. A película grossa e escura ajuda a obter vinhos de cores intensas e profundas.

A Touriga Nacional é uma cepa muito vigorosa, mas de baixa produtividade, e é capaz de produzir vinhos encorpados, tânicos e equilibrados, com boas graduações alcoólicas, muita complexidade e excelente capacidade de envelhecimento. Os taninos são poderosos e robustos, mas ao mesmo tempo, delicados, finos e elegantes.

A abundância de aromas é uma característica marcante desta uva, que apresenta-se ao mesmo tempo floral e frutada, e sempre intensa e explosiva. Os aromas mais comuns remetem a violetas e a frutas maduras como amora, ameixa e mirtilo, apresentando também notas de alecrim, menta e chocolate escuro. A passagem em carvalho acrescenta, também, aromas de marshmallow, baunilha e noz moscada.

Os vinhos tintos varietais secos de Touriga Nacional são excelentes combinações para pratos agridoces de carnes com frutas, como lombo com abacaxi, farofa com maçãs e passas, e cordeiro com damascos.

Já a harmonização da Touriga Nacional, quando presente no vinho do Porto, é muito bem sucedida com chocolate, café, sobremesas à base de nozes, assim como com queijos azuis, como Roquefort e Gorgonzola.

Para encerrar, já que o assunto é Portugal, você já ouviu falar em vinhedos misturados? Leia sobre esse interessante assunto, clicando aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.