Cabernet Franc

Essa uva muitas vezes é considerada como irmã menor da Cabernet Sauvignon, mas não é essa a relação familiar entre essas uvas, não...

Na verdade, a Cabernet Franc, junto com a Sauvignon Blanc, são os “pais” da Cabernet Sauvignon, que nasceu do cruzamento espontâneo entre essas cepas, segundo confirmado por pesquisas de DNA.

A Cabernet Franc é uma variedade com boa capacidade para resistir a temperaturas frias, e que amadurece relativamente cedo. Seus cachos são de tamanho pequeno, e seus delicados bagos são bem arredondados.

Uma das características típicas de um vinho produzido com Cabernet Franc são taninos longos, macios e bem integrados, e corpo moderado. Isso, combinado com uma acidez marcante, costuma oferecer vinhos elegantes, considerados requintados, e de boa longevidade.

Os tintos Cabernet Franc de boas safras ou de climas mais quentes podem ser bem encorpados e ainda mais estruturados, sendo ótimos para o envelhecimento.

A Cabernet Franc é também é usada para fazer deliciosos rosés no Loire. Sem falar na produção de vinhos de gelo, e também de vinhos de colheita tardia, com resultados bastante interessantes. Se quiser ler sobre vinhos de gelo, clique aqui. Ou então, sobre vinhos de colheita tardia, aqui.

A Cabernet Franc é cultivada também em muitas regiões do Novo Mundo, como o Vale do Maipo no Chile e o Vale dos Vinhedos no Brasil.

No Brasil, os vinhedos de Cabernet Franc, nas últimas décadas, perderam espaço para Cabernet Sauvignon e Merlot, que aliás são os maiores parceiros da Cabernet Franc, no corte dos vinhos de Bordeaux... Mas a Cabernet Franc costuma ser surpreendente, mesmo, quando vinificada sozinha, como acontece no Loire.

Os vinhos elaborados a partir da Cabernet Franc são notoriamente picantes no nariz, com notas herbáceas, e também florais, de violetas. Outros aromas frequentemente associados a esses vinhos são ameixas e amoras, pimentas preta e branca, e ervas secas. Além disso, podemos encontrar nesses vinhos notas de tabaco, pimentão e azeitonas verdes.

Para degustar um vinho elaborado com a Cabernet Franc, as boas opções de harmonização são realmente muitas. Carne de boi ou de porco, aves como frango ou pato, temperos como alho, cebola, pimentas, alecrim, hortelã, louro... basta escolher!

E, se quiser ler sobre outras cepas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.