Mourvèdre

Essa é uma cepa originária da Espanha, onde é mais conhecida como Monastrell, e onde é a segunda uva mais cultivada. Mas a Mourvèdre desenvolveu-se também muito bem na França, na Austrália, na Califórnia e em Portugal, onde também é chamada de Mataró. Na França, o efeito seco no palato lhe rendeu um apelido: Etrangle-Chien, algo como um cachorro estrangulador.

Com seu nome de pronúncia difícil (mur-védre), a Mourvèdre é tida como uma uva com grande potencial para o futuro, como se fosse a “próxima uva”, ou uma tendência!

Essa foi a casta dominante na francesa Provence do final da Idade Média até ela ser praticamente devastada pela filoxera, doença parasitária das vinhas que atingiu toda a Europa no final do século 19. Depois de décadas de desafio, o plantio dessa cepa voltou a crescer na França, principalmente em Bandol, localizado em Provence.

A França, aliás, é o segundo país produtor da uva, atrás somente dos espanhóis. Além disso, exemplares da Califórnia e da Austrália que têm surpreendido o mundo.

Mourvèdre gosta de climas quentes e secos e tem pequenas bagas de pele grossa - a combinação perfeita para fazer vinhos com cor intensa e altos níveis de tanino. Mas as vinhas de Mourvèdre exigem paciência do viticultor, pois a primeira colheita de qualidade pode levar mais de cinco anos para acontecer. Em contrapartida, são vinhas moderadamente vigorosas que não requerem uma grande dose de cuidado extra.

Os bagos da Mourvèdre são de tamanho moderado, relativamente escuros, e com peles muito grossas, que protegem as uvas das primeiras chuvas do outono, já que sua maturação é extremamente tardia, sendo uma das últimas colheitas do produtor.

Ainda não é muito comum encontrar varietais de Mourvèdre, apesar de a tendência ser crescente. O mais comum é encontrarmos essa uva em cortes. Um exemplo é o chamado corte GSM, onde a estrutura e a riqueza da Mourvèdre complementam a Grenache e a Syrah. Outras parceiras frequentes da Mourvèdre, em vinhos de corte, são Carignan e a Cinsault.

Os vinhos produzidos com Mourvèdre são intensamente coloridos, de acidez média, ricos e aveludados, com aromas de frutas vermelhas, chocolate, hortelã, violetas, couro, terra e caça.

O alto nível de taninos da Mourvèdre pede alimentos ricos e gordurosos. Costela bovina, carne de porco, linguiça e vitela são excelentes combinações, principalmente quando temperados com alecrim ou tomilho. Lentilhas e shitake também são ótimas alternativas para acompanhar esse vinho.

Um vinho encorpado, elaborado com a Mourvèdre, fica perfeito quando decantado e servido entre 19 e 21°C. É tentador. Acredite!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.