Chardonnay

A rainha das uvas brancas, e uma das cepas mais conhecidas e mais plantadas no mundo... Chardonnay!

A Chardonnay é plantada praticamente em todos os países que produzem vinho:

 Nas regiões francesas da Borgonha, de onde ela é original, principalmente em Côte de Beaune e Chablis, nas regiões de Champagne, da Alsácia e de Languedoc-Roussillon.

 Em diversas regiões da Califórnia, e também no Oregon.

 Na Austrália, na Nova Zelândia, no Chile...

As vinhas de Chardonnay tendem a produzir muitos cachos de uva, e se não forem corretamente podadas, podem prejudicar a qualidade da safra. Além disso, a fina casca da Chardonnay a deixa bastante suscetível a mofo, bolor, pragas e doenças, exigindo muito cuidado por parte do produtor.

Conhecida por sua versatilidade, a Chardonnay pode fornecer vinhos muito variados, de acordo com o amadurecimento da fruta, com as técnicas de vinificação, e com o terroir.

Em relação ao tempo de espera até a colheita, uvas menos maduras podem remeter à maçã verde e limão; uvas mais maduras trazem aromas que lembram abacaxi e manga.

Em relação aos processos de vinificação, a passagem por madeira muda muito as características naturais do Chardonnay, acrescentando aromas e sabores marcantes de baunilha, manteiga, açúcar caramelizado, crème brûlée, praline...

E, no que diz respeito ao terroir, a uva Chardonnay cultivada em locais frios e amenos é leve e refrescante, enquanto que, em locais de clima quente, desenvolve corpo e densidade exuberante.

Sendo assim, o estilo do Chardonnay produzido em Chablis, na Borgonha, e também na Nova Zelândia, costuma ser crocante, medianamente encorpado, frutado e mineral. Já os vinhos Chardonnay da Califórnia e da Austrália normalmente se apresentam mais encorpados, com teor alcoólico mais elevado, com madeira e amanteigados.

Além disso, vale ressaltar que a Chardonnay é bastante utilizada na produção de espumantes, inclusive em Champagne, onde um Blanc de Blancs é um varietal dessa uva. Se quiser saber mais sobre Blanc de Blancs, ou Blanc de Noirs, clique aqui.

E, assim como há um Chardonnay para cada gosto, também há um Chardonnay para cada prato. Os mais leves e mais minerais, como Chablis, que devem ser servidos a 9°C, são boas opções para ostras, risotos de frutos do mar, camarão e lagosta grelhados, salmão, atum... Já um Chardonnay mais encorpado, e com madeira, é um excelente acompanhamento para carne de porco, frango, salames, azeitonas..., mas não precisa ser servido tão gelado, podendo chegar a mais ou menos 12°C.

De qualquer maneira, você pode confiar na versatilidade da Chardonnay: essa é uma uva que combina bem com a maioria dos alimentos e dos paladares.

E, uma última curiosidade: uma pesquisa de DNA realizada na California identificou a Chardonnay como sendo um dos resultados do cruzamento entre a Pinot e a medieval Gouais Blanc. Chique, não é?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.