Pinot Grigio

Essa cepa é considerada uma mutação genética natural da Pinot Noir. Grigio, ou Gris, significa “cinza”, que é o tom dessa uva. Não é por acaso que a Pinot Grigio é considerada parente da Pinot Noir (preta) e da Pinot Blanc (branca).

Pinot Grigio, ou Pinot Gris, é uma uva de muitos nomes, como Ruländer ou Rüllender, na Alemanha. Mas foi na francesa Alsácia, onde essa uva é importantíssima, que realmente fizeram uma confusão! Às vezes chamada de Tokay, costumava ser erroneamente associada ao famoso vinho húngaro. Ou então chamada de Auxerrois Gris, era confundida com Auxerrois, o nome que a Malbec recebe em Bordeaux. Há alguns anos, a Alsácia, para resolver a questão, oficializou o nome Pinot Gris!

Os italianos Pinot Grigio são vinhos claros com aromas neutros e sabores leves e delicados, de flores e limão. Já na França, onde a Pinot Gris é colhida tardiamente, os vinhos produzidos apresentam aromas e sabores mais acentuados, com toques picantes de pêssego.

Quem aprecia Sauvignon Blanc, normalmente também se rende aos prazeres do Pinot Grigio italiano. Já quem prefere Chardonnay provavelmente vai gostar mais dos Pinot Gris franceses e do Novo Mundo.

Os aromas e sabores desses vinhos dependem muito do clima: regiões frias costumam produzir Pinot Grigio secos, minerais e ácidos, enquanto regiões mais quentes produzem os exemplares mais aromáticos e encorpados.

A Alemanha, Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, e até o Brasil, estão entre os países produtores dessa variedade. O estado americano de Oregon, inclusive, tem nessa uva uma de suas especialidades!

Os aromas típicos de um vinho à base dessa uva são pêssego e damasco, limão e tangerina, pera e maçã verde, flores silvestres, mel, tomilho, orégano e erva-cidreira. O caráter mineral remete a pedras e areia molhada.

Esse vinho harmoniza incrivelmente bem com peixes, frutos do mar e aves. Para massas, faça essa escolha quando o molho for à carbonara, à puttanesca ou ao pesto, e surpreenda-se. Mas Pinot Grigio é tão versátil, que também substitui o vinho tinto muito bem, quando o cardápio inclui carne vermelha.

Quando você for convidado à casa de amigos, saiba que essa é uma excelente dica de vinho para levar, pois ele combina bem com a maioria dos alimentos e paladares. Então, suas chances de acertar aumentam exponencialmente!

Para ler mais sobre a relação entre Pinot Grigio, Pinot Noir e Pinot Blanc, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.