Alvarinho

Exuberância, teu nome é Alvarinho! Se preferir, Albariño!

Na realidade, são muitos os nomes pelos quais essa cepa é conhecida: Alvarinho, Albariño, Albarina, Alvarin Blanco, Alvarinha, Azal Blanco, Galego, Galeguinho...

Famosa pelos Vinhos Verdes portugueses, a Alvarinho é chamada de Albariño, na Espanha, onde dá origem aos vinhos brancos de maior prestígio da Galícia, da denominação de origem Rías Baixas. Originária do noroeste da Península Ibérica, mas cultivada também em outros lugares do mundo, tem produzido bons vinhos na Califórnia, e andou sendo muito confundida, na Austrália, com a francesa Savagnin Blanc.

Utilizada originalmente em vinhos de corte, a Alvarinho tem sido mais frequentemente vista em vinhos varietais leves e frescos, com teores alcoólicos relativamente elevados, bom corpo, e com uma acidez equilibrada.

Os aromas mais associados a Alvarinho são os frutados marmelo, banana, pêssego, limão, maracujá e lichia, os florais violeta e flor de laranjeira, os amendoados avelã e noz, e o aroma caramelizado de mel. Como se vê, são aromas distintos e complexos, que conseguem ser intensos e delicados ao mesmo tempo.

Persistentes no sabor, vinhos produzidos com a uva Alvarinho harmonizam muitíssimo bem com pratos de peixes e frutos do mar, saladas, aves, e gastronomia oriental. E são uma escolha muito boa para aperitivos em geral, além de surpreenderem quando harmonizados com pratos à base de creme de leite.

De fato, Alvarinho, ou Albariño, tem sido considerado um vinho universal, que vai bem com comida, ou mesmo sozinho. Mas lembre-se de servir esse vinho à temperatura de 10° ou 12°C, para potencializar toda a sua riqueza aromática, seja ele português, espanhol, californiano...

Se depois de experimentar Alvarinho, você se apaixonar, saiba que, em breve, haverá até museu dedicado a esse vinho. Em Portugal, um edifício do século 17, localizado no centro histórico de Monção, será adaptado, num investimento de 150 mil euros, para receber o “Museu do Alvarinho”, onde haverá divulgação, comercialização e degustação deste exuberante vinho. Esse poderá ser um excelente destino para enófilos em férias, não é?

E, se quiser ler mais sobre vinhos portugueses, clique aqui




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.