Grenache

Grenache é uma das uvas mais plantadas no mundo, alguns dizem ser a primeira de todas! Encontrada em famosos vinhos tintos, a Grenache também produz excelentes rosés, e até vinhos de sobremesa e fortificados. É muito trabalho para uma única uva!

E muitos são os nomes, ao redor do mundo, dados à Grenache: Garnacha, Garnatxa, Cannonau, Alicante, Grenache Noir...

Mas não confunda a Grenache com a Granacha Tintorera, nome espanhol dado à Alicante Bouschet, uva que surgiu do cruzamento da Grenache com a Petit Bouschet. Não confunda também com Grenache Blanc ou Grenache Gris, mutações claras da tinta Grenache.

Os vinhedos de Grenache espalhados pelo planeta ocupam mais de 200.000 hectares, no total, mas 80% deles estão na França e na Espanha, maiores cultivadores dessa cepa.

Outros países onde encontramos videiras da Grenache são Itália, Estados Unidos, Austrália, Algéria, México, Marrocos, e até mesmo no Brasil.

A Grenache é brilhante em vinhos varietais suaves, de cor clara e semitranslúcida, ideais para serem consumidos jovens.

Mas ela é também peça fundamental de imponentes cortes como os Châteauneuf-du-Pape, Priorat, Provence... No corte clássico de Rioja ela acompanha a Tempranillo, e na Austrália, ela é cortada com Shiraz e Mourvèdre, no chamado corte GSM.

A Grenache é uma uva de pele fina, pouca cor e poucos taninos, mas ela dá resultados muito diferentes a cada vinho, dependendo das técnicas de cultivo e de vinificação.

Os aromas típicos de um vinho à base de Grenache são os frutados de amora, mirtilo, morango, groselha, cereja e ameixa, além dos aromas de especiarias, como pimenta-do-reino, canela, menta e alcaçuz. Mas também é possível encontrar associações a aromas de couro e tabaco, rosas e violetas, além de chocolate e baunilha.

Para harmonizar vinhos produzidos com Grenache, lembre-se que essa uva é um par perfeito para refeições picantes e condimentadas, nas quais destacam-se os sabores de cebola, alho, pimentão, azeitonas, alcaparras, alecrim, e é claro, pimenta!

Quer começar bem, com a Grenache? Comece com um francês Châteauneuf-du-Pape! Para conhecer melhor esses vinhos, clique aqui. Ou então, aventure-se pela Espanha com um Priorat, sobre o qual você pode saber mais, clicando aqui.

E, para quem não perde uma chance de celebrar, anote aí: na terceira sexta-feira do mês de setembro, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Grenache, o Grenache Day! Um brinde! Com Grenache!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.