Pinot Noir

Borgonha produz vinhos lendários, em regiões vinícolas notórias, como Clos de Vougeot, Romanée-Conti, La Tache, Chambertin e Le Musigny. Todos os grandes vinhos borgonheses têm uma coisa em comum: Pinot Noir, uma das uvas mais antigas da França, e considerada, por muitos, a mais elegante.

Além de ser a grande uva tinta da Borgonha, responsável por lendários vinhos como o “La Romanée-Conti”, a Pinot Noir também é a base do Champagne.

É considerada uma uva camaleão, muito sensível às alterações de solo e de clima, podendo apresentar enormes variações entre terroirs e safras diferentes. Em climas frios rende mais acidez e aromas; em climas quentes tende a gerar vinhos flácidos, às vezes macios demais.

A região de Côte de Nuits, na Borgonha, estabeleceu o padrão para os vinhos pinot noir: tintos de corpo médio a cheio e textura suave, não tão “noir” como o nome sugere. Já os vinhos Pinot Noir do Novo Mundo costumam ser mais maduros, variando de medianos a encorpados, com boa persistência no palato e grande sabor. Mesmo sendo muito sensível às condições de cultivo, é possível encontrar, fora da Borgonha, bons Pinot Noirs na Itália, Nova Zelândia, Austrália, Califórnia, Oregon, Chile...

Um Pinot Noir tem cor típica clara, e seus aromas mais comuns são cereja, amora, framboesa, especiarias, ervas e flores. Com a idade ressalta toques animais, couro e cogumelos secos. Mas é difícil definir um gosto típico de Pinot Noir, justamente por depender muito do terroir do qual foi extraída, e do seu processo de vinificação.

Famosas pelas cascas finas, que contribuem para a coloração vermelha menos intensa dos vinhos e seus sabores mais delicados, as uvas Pinot Noir são bastante vulneráveis a mofo e apodrecimento durante a temporada de cultivo.

Os melhores Pinot Noir são resultado de baixa produtividade por hectare, com podas reduzindo o número de cachos por parreira, gerando um sabor mais expressivo.

Você pode encontrar dicas de harmonização para Pinot Noir clicando aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.