Cinsault

Sua origem é o sul da França, na região de Languedoc-Roussillon, onde é muito cultivada, e sua pronúncia assemelha-se a “sãn-soul”, bastante diferente da escrita Cinsault, ou Cinsaut...

O vinho produzido com Cinsault é frutado, com uma cor vermelha atraente, aroma agradável, e poucos taninos. Seus aromas e sabores remetem a mirtilo, cereja, amora, pimenta, e carne vermelha.

Esse vinho geralmente é usado em cortes com Grenache, Syrah, Mourvèdre e Carignan, oferecendo suavidade, flexibilidade, leveza e aroma. 

Na França, Cinsault está presente em muitos vinhos de denominação controlada, incluindo Côtes-du-Rhône, Tavel, Châteauneuf-du-Pape, Cassis e Bandol.

Fora da França, também encontramos essa variedade bem adaptada na Itália, onde se chama Ottavianello, na África, com o nome de Hermitage, na Califórnia, onde é chamada de Black Malvoisie... Aliás, essa é uma uva conhecida oficialmente por 102 nomes diferentes, incluindo, é claro, Cinsault.

Via de regra, essa é uma variedade que adapta-se muito bem a climas mais quentes, prosperando nessa condição.

As videiras de Cinsault são reconhecidas pela capacidade de alto rendimento, com cerca de 6 toneladas por hectare. Para se ter uma noção, é o dobro do rendimento, por exemplo, da Pinot Noir.

Apesar desse potencial, os vinhos produzidos com Cinsault considerados como mais distintos vêm de vinhedos com rendimento reduzido. Ao limitar o rendimento da Cinsault, viticultores conseguem produzir maravilhosos vinhos de grande personalidade que são ricos, encorpados e exuberantes.

Para saber mais sobre a relação entre o vinho e os diferentes rendimentos de uma vinha, clique aqui. Para saber como agrônomos controlam ou planejam o rendimento dos vinhedos, clique aqui.

Além de tintos elegantes, Cinsault também resulta em delicados e frutados vinhos rosés.

Os vinhos à base de Cinsault são quase sinônimo de cozinha mediterrânea, sendo um par perfeito para pratos elaborados com azeite de oliva. Procure um vinho desses quando for apreciar peixes, frutos do mar, legumes marinados e carnes temperadas com alecrim. Você vai se surpreender.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.