Sagrantino

Essa é uma uva nativa da Itália, da região de Umbria, que fica bem no centro do país (praticamente o “joelho da bota”). Ela é cultivada, principalmente, na vila de Montefalco, e em seus arredores.

O nome Sagrantino tem origem na religião. Cultivada por monges, essa cepa era utilizada para produzir o vinho usado nos Sacramentos (sacro, em latim, é aquilo que se afirma sagrado). Umbria é o berço da Sagrantino, e também de grandes santos, como São Bento e São Francisco.

Depois de quase ser extinta na década de 60, a Sagrantino renasceu graças à extrema dedicação de alguns produtores da Umbria, e virou o jogo em 5 décadas. Entre 2000 e 2008, a superfície de vinhas de Sagrantino quintuplicou, e, junto com a quantidade, também vimos aprimorar-se a qualidade, com redução na produtividade dos vinhedos, para acentuar, ainda mais, a característica deste vinho.

Sagrantino é uma uva de casca grossa, que produz vinhos com aromas de cereja, ameixa e morango, geralmente picantes, e com muitos taninos. Na verdade, Sagrantino tem mais tanino do que qualquer outra uva italiana, sendo uma das uvas mais tânicas, dentre todas as variedades conhecidas no mundo.

Para ler mais sobre o que são taninos, clique aqui.

Os exemplos mais comuns de Sagrantino di Montefalco são secos e robustos, que harmonizam muito bem com carnes grelhadas e molhos escuros.

Mas essa uva também produz os doces e maravilhosos Sagrantino di Montefalco Passito. Aliás, os vinhos produzidos com Sagrantino, originalmente, eram sempre vinhos de sobremesa. Esse é um quadro que foi modificado somente de algumas décadas para cá. Os Sagrantino di Montefalco Passito são ótimas escolhas para queijos azuis e sobremesas típicas italianas, mais secas.

Surpreendentemente, Sagrantino também harmoniza bem com chocolates (o que não é uma tarefa fácil). E, seguindo a regra de combinar vinho e comida locais, experimente Sagrantino com carne de porco, e com lentilhas.

A uva Sagrantino está presente nesses complexos varietais, que inclusive são reconhecidos dentro do seleto grupo de vinhos que ostentam o rótulo de Denominação de Origem Controlada e Garantida. Mas também é utilizada em cortes, com Sangiovese, nos vinhos denominados Montefalco Rosso.

Quer saber a diferença entre vinhos varietais, e vinhos de corte? Clique aqui.

Pouco se ouve falar dessa uva, desse vinho, e dessa região, não é? Mas o itinerário enoturístico dessa parte menos conhecida da Itália, talvez subestimada pelos turistas, pode levar visitantes a desfrutarem visitas guiadas às adegas dos produtores, além de passeios pelas ruas das aldeias locais, em busca de arte e história, com direito a bom vinho em graciosos restaurantes. É para se pensar...

E, se você é apreciador de Tempranillo, são grandes as chances de gostar, também, de Sagrantino. Que tal tentar?

Para saber mais sobre vinhos italianos, clique aqui. E para ler sobre outras uvas, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.