Sauvignon Blanc

Essa é uma cepa elegante e muito adaptável, cultivada em muitos países com cultura vitivinícola. É, de fato, uma das uvas mais plantadas em todo o mundo.

A origem da Sauvignon Blanc aponta para a França, primeiro no Vale do Loire, e depois na região de Bordeaux, ou vice-versa.

Apesar de ser mais normalmente utilizada em varietais, a Sauvignon Blanc responde muito bem, também, a combinações com outras uvas, como por exemplo, a Sémillon, sua parceira nos vinhos brancos de Bordeaux, incluindo os vinhos de sobremesa denominados Sauternes.

Na França, os maiores expoentes da Sauvignon Blanc são os vinhos das denominações Sancerre e Pouilly-Fumé. Fora da França, o vinho produzido com Sauvignon Blanc, na Nova Zelândia, tem merecido cada vez mais destaque e notoriedade no cenário mundial. Outros bons produtores dessa uva são Austrália, Chile, Califórnia e África do Sul.

Trata-se de uma variedade muito aromática, de maturação precoce, e acidez marcante. Precisa de cuidados de poda para conter o excesso de vigor da vinha, porque senão apresenta características excessivamente herbais.

Os aromas mais normalmente associados à Sauvignon Blanc são limão taiti, maçã verde, aspargos, às vezes maracujás e pêssegos, e até mesmo, para a surpresa de muitos, xixi de gato! Para ler sobre esse e outros aromas estranhos associados ao vinho, clique aqui.

O estilo de Sauvignon Blanc mais comum, e mais apreciado, é produzido com fermentação a baixas temperaturas em tanques de aço inoxidável, preservando o frescor das uvas, e a acidez típica dessa variedade.

A temperatura ideal para apreciar um vinho seco e fresco produzido com Sauvignon Blanc é entre 7 e 9°C.

Boas dicas de harmonização costumam fazer referência a peixes e a frutos do mar, aves e bisteca de porco, e a temperos baseados em ervas como salsinha, manjericão, hortelã e cebolinha. É uma excelente escolha para acompanhar aspargos grelhados ou ao molho, e também lasanhas vegetarianas.  

Uma dica: Ao contrário da Chardonnay, a Sauvignon Blanc apresenta aromas e sabores bastante precisos, mais fáceis de definir e de identificar. Isso faz com que essa seja uma boa uva, também, para a iniciação de aulas de degustação de vinhos.

Uma curiosidade: sabe o que significa o nome dessa uva? Sauvignon Blanc significa “branca selvagem”. Para conhecer o significado do nome de outras cepas, clique aqui e aqui.

Outra curiosidade: Pesquisas garantem que o cruzamento entre a branca Sauvignon Blanc e a tinta Cabernet Franc deu origem à Cabernet Sauvignon, a mais famosa de todas as uvas.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.